Para compensar a cozinha aqui do alojamento, a cozinha do departamento é uma gracinha e para usá-la a vontade só tenho que pagar 100 forint por mês, equivalente a mais ou menos R$ 1,00.
A cozinha é toda decorada e limpinha:
Picture
Tem máquina café!
Picture
Kata voltou da Inglaterra e trouxe cookies e chá inglês. Também sempre maçãs a vontade. Acho que alguém deve ter um pé de maçã no quintal.
Picture
Um dia teve figos!
Picture
E no outro teve torrones espanhóis!
Picture
Por isso, me senti estimulada e levei sonho de valsa!
Picture
Tem um quadro cheio de cartões postais que enviaram mandando lembranças para o pessoal do departamento. Quando eu voltar para o Brasil eu mando um postal!
Picture
Tem cartões postais de vários lugares do mundo, um mais bonito do que o outro. O único represante da América Latina é o de Montevidéu, Uruguai. Pela foto do cartão postal de Montevidéu, alguém tem vontade de ir para lá? Acho que esse é o pior cartão postal do mundo...
Picture
Amanhã, sábado, eu e Gabri vamos pegar nossas mochilas e nos aventuraremos por algumas cidades ao redor do Lago Balaton. Voltamos domingo a noite! Depois eu conto como foi! 
Bom fim de semana!
E boa viagem para Hannah, Te, Calebe e mamy que vão se aventurar na Califórnia!
E feliz aniversário atrasado para Vanda! 
:)
 
Lá em cima, em "fotos", criei três álbuns de fotos novos, um de Veszprém, outro de Balatonalmádi e outro das minhas experiências gastronômicas!
 
Hoje foi uma dia muito produtivo!
Trabalhei o dia inteiro no meu projeto dos lagos húngaros. Finalizei a busca pelos lagos húngaros no Google Earth! Ufa!
Picture
Eu e Gabri precisamos classificar as espécies de fitoplâncton encontradas nos lagos e para isso, precisamos conhecer a morfologia das espécies. Então, começamos a pesquisar sobre isso. Trabalhamos separadamente e olha só! Quando fui ver, a planilha da Gabri estava toda verde e amarelo em minha homenagem! 
Picture
Os húngaros são bem fechados e quase não conversam comigo. Hoje, Kata (a mesma que nos levou para Balatonalmádi) puxou conversa comigo e foi muito simpática, perguntando sobre o Brasil. Ela é minha húngara preferida! Aproveitei a brexa e perguntei sobre passeios legais pelo Lago Balaton, pois fiquei sabendo que tem um trem que dá a volta pelo lago inteiro. Ela me deu várias dicas e até deu um mapa. 
Eu e Gabri estamos pensando em conhecer algumas cidades ao redor do Lago Balaton neste fim de semana, pois nos próximos 3 fins de semana Gabri estará ocupada com a visita dos pais e do namorado. Além disso, temos que aproveitar as últimas semanas de calor.
Depois do trabalho, voltamos para casa e começamos a planejar nossa viagem!
Picture
Na Europa existe um programa de intercâmbio para universitários, entre países da Europa, o International Exchange Erasmus Student Network, ou Erasmus para os íntimos. Aqui em Veszprém tem muitos estudantes de Erasmus de vários países da Europa e eles frequentam um curso de húngaro todas as segundas e quintas das 18h às 19h. Como sempre encontro estudantes de Erasmus na cozinha, acabei conhecendo algumas meninas, que me convidaram para participar das aulas de húngaro. Hoje foi minha primeira aula!
A professora parece ser muito legal e a aula foi bem básica. Espero aprender mais nos próximos meses, pois meu húngaro atualmente está lamentável...
Picture
Até ouvimos uma música húngara. A cantora é Oláh Iboya, uma cantora que foi finalista de um destes programas tipo "American Idol" aqui da Hungria, o Megasztár. Tem gosto pra tudo...
De noite, fui convidada para um festa no cozinha, na qual haveria uma competição entre um menino e uma menina para ver quem conseguiria beber mais...  Ah, pode me chamar de anti-social, mas eu não tenho mais idade para essas coisas... Ainda bem que meu quarto é bem longe da cozinha!
 
Enquanto eu estou penando para cozinhar aqui na Hungria, quem está se saindo bem é o Tiago. Ontem a noite, ele me mandou algumas fotos do que ele anda aprontando. Ele fez uma lasanha!!! 
Picture
Hmmm parece uma delícia!!!
Também fez pãozinhos recheados, receita da mamãe da Tati!!!
Picture
Hmmmm o melhor de tudo, com salsichão da Berna!!! Deve ter ficado uma delícia!!!
Quando eu voltar para o Brasil, vou ter desaprendido a cozinhar, mas o Tiago vai estar profissional!!!
Quero pãezinhos quentinhos e cheirosos me esperando em casa!!!
 
Eu adoro cozinhar. Infelizmente, cozinhar aqui demanda muita paciência e jogo de cintura. 
Aqui no alojamento tenho uma mini cozinha no quarto, com pia, microondas e mini geladeira, o que quebra um galho. Mas para cozinhar coisas mais complexas, é preciso usar a cozinha comunitária. Uma cozinha por andar, 100 apartamentos por andar, com até 2 pessoas por apartamento. É só fazer as contas e calcular o caos que a cozinha pode ficar.

Cozinha limpinha e vazia, em um sábado a tarde:
Picture
Picture
A noite, a cozinha está assim (obs: a cozinha é limpa diariamente):
Picture
Esta placa diz para cada um lavar sua louça suja:
Picture
Mas essa regra não é muito respeitada...
Picture
Picture
Picture
Picture
Será que se deixar a panela suja num cantinho, ela se lava sozinha?
Picture
Eu e Gabri respeitamos e sempre lavamos nossa louça suja. Até temos nosso próprio detergente e esponja!
Picture
Mesmo com as condições precárias e com a falta de utensílios para cozinhar, eu tenho me surpreendido. Às vezes cozinho coisas bem simples e fica uma delícia. Talvez porque os ingredientes sejam diferentes do que estou acostumada e sempre sai algo novo. 

Vegetais direto do mercado da cidade:
Picture
Minha gororoba:
Picture
Estou começando a rever meus conceitos e acho que uma boa faca e panelas são itens básico de sobrevivência...

Yey!

27/9/2011

7 Comments

 
Hoje pela manhã Judit aparece e me diz: 
- Paula, pegue seu passaporte e vá até a imigração. Seu documento chegou!
Yey! Toda feliz, lá fui eu!
Agora, tenho permissão para residir na Hungria até dia 30 de abril de 2012. 
Detalhe: minha passagem de volta está marcada para dia 01 de maio de 2012. Ou seja, antes do vencimento, terei que renovar minha permissão de residência por causa de 1 dia... -.-
Picture
Aí foi um efeito em cascata.
Com a residência permanente, pude abrir uma conta no banco. 
No banco, fui eu, a Andi (secretária do departamento) que é muito eficiente mas não fala muito bem inglês e a Kata (aluna de doutorado), que fala bem inglês e foi para intermediar a conversa entre eu e a Andi.
Depois de muito blábláblá em húngaro, depois de assinar pilhas de papéis (tudo em dobro, pois tinha os papés em húngaro e os mesmos papéis em inglês), depois de gravar milhares de senhas... Ufa! Finalmente abri minha conta e pude enviar as informações para a CAPES... Agora é só esperar o dindin entrar na conta Yey ;)
Picture
Também pude comprar um chip húngaro, que serviu no meu celular brasileiro! Yey! Quem quiser meu número húngaro, é só pedir! Fiz minha primeira ligação e foi para o hotel de Budapest onde passaremos o ano novo. Liguei para confirmar a reserva e está tudo certo! Yey!
Picture
De noite, eu e Gabri fomos passear na cidade. Comemorar que finalmente abri minha conta no banco e ela queria relaxar pois passou o dia inteiro na frente do microscópio contando fitoplâncton.
Comemos no Marica, um barzinho/restaurante muito simpático que sempre passávamos em frente, bem no centro da cidade. Todo bar/café/restaurante que vou, tiro foto dos cardápios na esperança de chegar em casa e procurar o significado das palavras e ver se aprendo alguma coisa... É horrível olhar o cardápio e não ter idéia do que pedir... Neste restaurante tinha algumas fotos:
Picture
A maior limonada do mundo:
Picture
Pedi um "marica lepény", que era tipo um calzone recheado com queijo, champignon, presunto e alcachofra. Vinha também um molho meio picante. Uma delícia! E enorme!
Picture
Olha a minha cara de exaustão ao final...
Picture
Para complementar meu ótimo dia, ganhei amostra grátis de sopinha! E melhor ainda, passei outra vez pela moça da amostra grátis e ela deu mais um brinde pra mim! 2 sopinhas grátis! Yey!
Picture
Yey!
 
Eu e o Tiago adoramos algumas séries da TV americana. No Brasil, todos os dias jantávamos assistindo uma série ou um filme. Eu sabia que ia sentir muita falta disso e realmente estou sentindo (mas sinto falta mesmo é da companhia). Sabendo disso, o Tiago baixou e gravou várias séries de TV que eu gosto e vários filmes. Faço o maior esquema para assisti os filme no notebook. Até que quebra o galho.

Margarida assistindo filme no notebook:
Picture
Na hora de dormir, gosto de ficar só ouvindo o filme. Nessas horas, eu uso o iPad:
Picture
Essas pequenas coisas estão me ajudando a me sentir mais em casa. Essa noite dormi muito bem e até sonhei! Sonhei que tinha voltado para o Brasil só para fazer um bate-volta e por isso, estava colocando na mala coisas que eu precisava. Lembro que coloquei na mala toalha de chão para o banheiro (preciso de uma urgente). Só me lembro disso...

O trabalho hoje pela manhã foi meio frustrante, pois perdi muito tempo só tentando traduzir algumas informações que estavam em húngaro.

O que você faz com uma planilha dessas? Senta e chora, né?
Picture
A noite conversei com o Marcelo, meu orientador brasileiro. Ele está em Barcelona com a esposa Vivi e o filho Lucas de 9 anos. Ficará lá por um ano e estou planejando passar algumas semanas com eles no ano que vem. Desde que eles foram para lá (no final de agosto) não havíamos conversado mais. Foi muito bom colocar o papo em dia e saber que posso contar com eles. Afinal, eles estão bem pertinho de mim.
Picture
Picture
Quando eu estava conversando com eles, o Tiago teve que ficar esperando quase 30 minutos e não acreditou na minha desculpa esfarrapada "espera um pouco que estou falando com o chefe". Ele achou que estava rolando uma festa aqui no meu apê hehehe
Aqui estão as montagens, ops, screenshots para provar ;)
 
Depois do meu sábado animado, o domingo foi um dia tranquilo. Pela manhã, corri ao longo do rio que corta a cidade e contornando uma floresta que tem perto do alojamento.
Picture
Picture
Corri em vários tipos de terrenos diferentes do normal.
Grama:
Picture
Pedrinhas:
Picture
Picture
O caminho em volta da floresta:
Picture
Lindo amanhecer em Veszprém:
Picture
Passei por uma casa com uma horta linda. Será que um dia a minha horta ficará assim?
Picture
Almocei na cozinha comunitária com Gabri (minha amiga espanhola), Gabi (uma romena que fala espanhol fluentemente) e Mahan (acho que é assim que escreve, uma egípcia que mora aqui há 7 anos). As 3 moram no mesmo corredor em que é a cozinha e estavam reclamando do barulho. É festa durante a semana até de madrugada e de manhã cedinho, é a faxineira arrastando cadeira. Dei muita sorte de estar em um corredor mais afastado e tranquilo. Meus vizinhos são tão discretos que acho que nunca os vi. Foi muito interessante conversar com pessoas de culturas e pensamentos tão diferentes. Mahan achou muito estranho eu ser casada há quase 3 anos e ainda não ter filhos.

Uma novidade muito boa é que Tiago reservou nosso hotel em Budapest, o Mamaison Hotel Andrassy Budapest! É um hotel muito bem localizado, perto de várias atividades turísticas e do metrô. Também é perto de onde celebra-se o ano novo.
Picture
Não vejo a hora da chegada do Tiago! 
Mas antes disso tenho que trabalhar muito...
 
Hoje foi um dia lindo ;)
Acordei e pude ficar enrolando na cama até às 9h. Tomei café da manhã e trabalhei na minha apresentação que é para segunda-feira. Às 11h, saí com Gabriela para o Ökovásar, um evento que estava ocorrendo no centro da cidade.
A entrada da feira:
Picture
Tinha muita gente e muitas barraquinhas:
Picture
Vários tipos de barraquinhas:
Queijo
Picture
Mel
Picture
Artesanato
Picture
Ginger breads decorados (lindos!)
Picture
Picture
Paprika
Picture
Muitos vegetais orgânicos de produtores da região
Picture
Picture
Muita comida gostosa!!!
Picture
Algo que parecia uma pizza quadrada:
Picture
A minha vinha com cream cheese, cebola, queijo e muuuuuito bacon. Acho que ao fim desses 8 meses minhas artérias estarão entupidas.
Picture
Picture
Também tinha um doce típico da Europa Central. É essa massa assada, que pode ter vários toppings, como açúcar com canela, amêndoa, chocolate. Eu pedi algum sabor que ainda não descobri o que era.
Picture
Picture
Subimos até o farol, um dos principais pontos turísticos da cidade:
Picture
Picture
Lá de cima, tem um vista privilegiada da cidade:
Picture
Aqui dá pra ver a torre mais bonita (farol) e a mais feia (aquele prédio ao fundo) de Veszprém:
Picture
Continuando o Tour Gastronômico, um cappuccino num café no centro da cidade:
Picture
Na feira também teve danças típicas:
Picture
E havia brinquedos para as crianças brincarem na praça. Muito melhor que vídeo game!
Picture
Picture
No fim da tarde passeamos pela cidade. Eu com o castelo ao fundo:
Picture
Lindo pôr-do-sol (vista da cozinha do alojamento):
Picture
Para finalizar nosso Tour Gastronômico, Gabri fez uma tortilla típica da Espanha:
Picture
Eu fiquei encarregada de fazer a salada: pepino, cebola, tomate e cogumelos frescos!
Picture
Está na mesa! Estava uma delícia!
Picture
Esse foi meu sábado recheado com muita comida gostosa!
De noite, falei com o Tiago e ficamos pesquisando hotéis em Budapest para o ano novo!

Tweet

23/9/2011

1 Comment

 
Olha só o tweet da Princesa:
Picture
Eu também estou com saudades de você, @prizok!!!!