Hoje tínhamos programado ir na Praça dos Heróis e no parque ao lado, já que é bem pertinho do hotel e queríamos um programa tranquilo. Porém, acordamos e estava um dia lindo e ensolarado. Não poderíamos perder a oportunidade de visitar o Danúbio e o Buda Castle em um dia lindo como estava.
A vista do lindo dia da janela do nosso quarto:
Pegamos o metrô para a Deák Ferenc tér:
Lá na estação da Deák Ferenc tér comemos um salgado de café da manhã em uma rede de salgadinhos chamada Princess:
Depois, pegamos um ônibus para o Buda Castle. Tudo muito simples e prático.
O Buda Castle estava lotado de turistas. Primeiro, visitamos o Mátiás Church:
Depois, demos uma volta por fora da igreja:
Estavam cobrando 6 euros para tirar foto com este falcão enorme. Judiação...
Passeamos pelo Bastião dos Pescadores, de onde se tem lindas vistas de Peste:
O que é aquilo no rio? É um pato? Um peixe? Não!! É o RiverBoat!!!
Passeamos pela cidade antiga de Buda:
Aqui, repolho é planta ornamental:
Dois canhões...
Onde está o corujito?
Um casal tirando lindas fotos de casamento:
Observando a paisagem:
Descanso ao sol:
Mais Buda Castle:
Os monumentos preferidos de Tiago:
Depois de um longo passeio, finalmente, o almoço. Sem muita opção (já eram mais de 15hrs), paramos em um fastfood no centro da cidade:
Voltamos para o hotel com o sol se pondo e descansamos, já que a noite seria longa...
Às 21h30 saímos para jantar. Fomos em um mexicano:
Meu burrito estava bem gostoso, extra apimentando do jeito que eu gosto. Infelizmente, o do Tiago não estava muito bom ;(
Na internet havia a informação que haveria três locais de queima de fogos na rua:
1) Vörösmarty tér
2) Oktogon
3) Nyugat
No hotel, nos informaram que a festa do Nyugat era a maior e foi para lá que fomos, pois era perto do nosso hotel. Tinha muita gente na rua, indo para todas as direções. Chegando em Nyugat, nenhum sinal de festa, apenas muita gente bebendo na rua e muitos vendedores ambulantes. Ninguém sabia informar ao certo onde seria a "festa".
Paramos em um café, descansamos e nos reabastecemos com cafeína e glicose:
À meia-noite, fomos para o Oktogon, onde teve uma queima de fogos bem michuruca:
O que importa é que estávamos juntos ;)
Voltamos para o hotel e estava muito frio, os carros estavam congelando:
2011 acabou!! Desejo a todos um feliz 2012, repleto de novos desafios e novas conquistas, sempre ao lado das pessoas que amamos ;)
Agora tenho mais exatos 4 meses aqui na Hungria. A saudade do Brasil, da família e dos amigos começa a apertar. Mas vou tentar aproveitar ao máximo o tempo que me resta aqui!
Continuem acompanhando minhas aventuras!!!
 
Hoje visitamos o House of Terror, um museu sediado no antigo quartel general do partido nazista húngaro e posteriormente dos comunistas soviéticos durante a ocupação soviética. Esse museu é em homenagem a todos que morreram durante estes dois regimes autoritários. Apenas em 1989 a Hungria voltou à ser uma democracia, quando a cortina de ferro caiu. O museu é fantástico, com muitas fotos, filmes e objetos da época e conta a história da Hungria de uma forma clara e interessante. Desde que eu cheguei aqui, tentei ler várias vezes sobre a história do país e nunca tinha conseguido entender direito. Hoje no museu, ficou tudo muito mais claro para mim, como aconteceu a aliança com os nazistas alemães e a ocupação soviética. Alguns vídeos e fotos são chocantes e tristes, mas faz parte da história do país e deve ser lembrado. Como o Tiago disse, a Hungria é um país muito sofrido e nós brasileiros temos sorte de viver em um "país tropical, abençoado do Deus"
Ao redor do museu, fotos de várias pessoas que morreram entre 1956 e 1958, após a tentativa de revolução contra o regime comunista.
Infelizmente, dentro do museu é proibido tirar fotos. Esta é a única foto que tirei na entrada do museu:
Saímos do museu morrendo de fome e estava uma garoa chata. Fomos até o mercado central para almoçar:
Comemos um repolho recheado e batata com frango, tudo muito gostoso e nojento. O Tiago particularmente gostou muito do Nestea de pêssego com mel:
Depois de alimentados, andamos por todo o mercado. O Tiago quer um avental desses:
Depois, demos uma volta pela Rua Piac, onde tem várias lojinhas. Achamos uma nova decoração para nosso lavabo:
Depois fomos comer um Kürtöskalács:
Estava muito gostoso, de amêndoas! Mas ele vinha cortado e perdeu toda a graça de comer...
Nós somos muito chiques:
Demos mais uma volta na cidade. Vimos a ópera:
E fomos caminhando até...
...o parlamento:
E jantamos no mercado de natal. O Tiago estava louco para comer a linguiça preta, de sangue ou fígado. Eu não tive coragem de experimentar...
Voltamos para casa e após conferir as notícias do Brasil, do Flamengo e da NBA fomos dormir ;)
 
Pegamos o ônibus em Veszprém às 11h15 e viemos para Budapeste! O ônibus estava bem cheio e fez várias paradas demoradas e chegamos em Budapeste às 13h30. Decidimos pegar o metrô até o hotel. Comprei um tíquete de metrô de uma semana para nós dois. Com certeza vai compensar. 
Tiago me esperando com as malas enquanto compro os bilhetes de metrô:
Nas escadas rolantes do metrô de Budapeste:
Foi super tranquilo chegar no Hotel. A recepção foi muito boa e o recepcionista foi muito solícito e nos disse, com seu sotaque um pouco difícil de entender, que apesar de termos reservado um quarto simples, eles haviam nos acomodado em um quarto melhor! Yey! Entrando no quarto, até a televisão nos falou "oi"!
Deixamos as coisas no quarto e saímos para procurar um lugar para almoçar, já eram mais de 15hrs. Nosso hotel fica na Avenida Andrássy, que é considera a Champs Elysee de Budapeste, por ser uma avenida com prédios antigos, embaixadas e que no fim dela, tem um importante ponto turístico (a praça dos heróis e um parte).
Caminhando pela Av. Andrássy:
Chegamos na Praça Liszt Ferenc, onde havia vários restaurantes e estávamos famintos.
Estátua de Liszt Ferenc, um dos músicos húngaros mais famosos.
Entramos em uma SteakHouse chamada Passion e pudemos planejar nosso passeio:
O meu prato é o que tem mais comida:
A comida estava bem gostosa! Entrei no FourSquare pelo celular para dar um check in e descobrimos que tinha uma promoção. Era só deixar um comentário sincero e ganhávamos um sobremesa do dia! Yey! Como diria minha mãe "de graça, até injeção na testa!"
Ganhamos uma palacsinta, que é uma panqueca húngara! 
Saímos do restaurante e já eram quase 17hr e estava escuro. Caminhamos até a CD Galaxys, uma loja de games que o Tiago achou na internet e estavam vendendo um jogo novo do StarWars que ainda não lançou no Brasil. O melhor de tudo, é que estava barato!
Agora o Tiago está feliz! Ele comprou dois jogos para vender para algum amigo, pois de que adianta não ter com quem jogar?
Continuamos caminhando e passamos por vários locais bonitos, como essa igreja barroca:
Fiz questão de levar o Tiago para caminhar no Danúbio a noite, pois acho que a vista do Géllert e do Buda Castle a noite tem um efeito "uau" de deixar qualquer um boquiaberto. Só estando aqui para entender.
Porte Erzsébet com o Géllert atrás:
O bondinho natalino lotado:
Mátiás Church ao fundo:
Buda Castle visto da ponte das correntes:
Bem de frente ao Buda Castle ficam alguns hotéis famosos, como o Intercontinental...
... e o four seasons:
Passamos nos mercadinhos de natal:
Na Catedral de St. István:
Muita comida gostosa! Mais ainda não estávamos com fome:
Pegamos o metrô de volta para o hotel para descansar. 
A linha amarela do metrô de Budapeste é a linha de metrô mais velha da Europa (sem contar a Inglaterra). É bem pequena e antiga. Porém, tem uns efeitos sonoros modernos, que nos colocam dentro de um jogo de vídeo game:
Mais tarde, com fome, saímos em busca de um local para comer. Como peguei o passe semanal do metrô, é bem fácil andarmos de metrô sem a preocupação de comprar e validar os bilhetes. O Tiago experimentou outra delícia "húngara": kebab!! Conhecido no Brasil como churrasquinho grego! Aqui na Hungria, restaurantes turcos são muito comuns. É uma opção de refeição rápida e barata por aqui.
Aqui no hotel tem internet wifi grátis! Então poderei atualizar o blog com nossas aventuras em Budapeste!!
 
Acordamos 8h, tomamos café, nos arrumamos e fomos para Tihany! A paisagem na estrada é bem triste, só com árvores sem folhas e campos secos.
A viagem de ônibus foi tranquila. Andar de ônibus entre as cidades aqui na Hungria é muito simples, pois é só conferir no site os horários dos ônibus e estar lá na hora certa.
Chegando em Tihany, visitamos logo a igreja:
O presépio dentro da gruta:
E a linda vista do Lago Balaton. Infelizmente, estava nublado e com bastante névoa:
Animação do Tiago para tirar foto:
Animação da Paula para tirar foto:
Apesar de pequena, em Tihany tem vários lugares bonitos para visitar:
Olha a espessura dos tetos de palha das casas:
Fomos visitar o lago que tem lá:
Tem um parque com várias informações sobre a fauna e flora do lago:
Meu animal húngaro preferido:
Hmmm... cianobactérias...
A fome começou a apertar e procuramos um lugar para almoçar. As cidades ao redor do Balaton são cidades balneáreas, então, a alta temporada é do verão. No inverno, está praticamente tudo fechado. Encontramos um restaurante muito simpático e comemos este pratão com frango, peru, porco e ovos. Além disso, foi bem barato ;)
Depois do almoço, demos mais uma volta na cidade e brincamos de fazer eco:
Estava muito frio, mas não nevou... Voltamos para Veszprém, jantamos e o Tiago começou a empacotar as malas para ir embora, pois amanhã vamos para Budapeste. Está passando muito rápido ;(
 
Não sei porque, mas ontem eu estava muito cansada. Caminhamos bastante durante todos esses dias e estou muito impressionada com o Tiago. Antigamente, era ele que reclamava que estava cansado. Agora sou eu. Bom, só sei que capotei a noite e acabei nem planejando o dia de hoje. Então, acordamos tarde e não tinha mais ônibus com horários bons para ir para Tihany, uma cidade no Lago Balaton, onde tem uma vista linda e queria levar o Tiago.
Nos restou passear por Veszprém. Pelo menos hoje as lojas e restaurantes estavam abertos. Nosso destino foi o InterSpar! Entramos em praticamente todas as lojas, de roupas, esporte, loja de 1,99... Acabei comprando uma blusinha baratinha na minha loja preferida (New Yorker) e um cinto e duas camisas polos baratinhas para o Tiago. O Tiago ficou impressionada com as botas ski:
Passeando pelo InterSpar!
Tiago conheceu duas maravilhas húngaras:
1) salgadinhos:
2) Kürtőskalács:
Esse foi o resultado das nossas compras: muitas guloseimas!
Um mouse e uma câmera nova para meu computador:
Na parte de produtor natureba no supermercado encontramos esta bebida de Spirulina, uma cianobactéria. Tiago fez questão de comprar para experimentarmos. Hmmmm, delícia!
Como ontem levei o Tiago para comer fastfood, hoje fomos comer algo tipicamente húngaro. Fomos no Sport, um bar aqui perto de casa. Tiago ficou super curioso e queria traduzir o cardápio inteiro:
Comemos dois pratos tipicamente húngaros:
1) velos piritos, um pão tostado com um patê de tutano de boi com páprika
2) um tipo de pizza que só vi por aqui, em que ao invés de molho de tomate, a base é de sour cream.
Tiago adorou a pizza com sourcream e disse que vai dar a dica para o Kenno, dono da pizzaria que gostamos em Perus ;)
 
Hoje amanheceu garoando, mas isso não nos impediu de sair para passear. Tiago queria conhecer lugares na cidade que eu ainda não conhecia. Primeiro fomos no castelo. Eu já fui lá várias vezes, mas ir na companhia do Tiago foi totalmente diferente:
Entrada do Castelo:
Caso do Bispo:
Esse monumento aí do meio tem em várias cidades da Europa (foi o que eu li e vi em Budapeste e em Viena). Estes monumentos eram construídos para agradecer o fim da peste:
Uma senhora me viu tirando fotos e me puxou pelo braço para ver este rosto no sol. Segundo o que o Tiago entendeu, é o rosto de Jesus refletido no sol:
Este poço tem quase 500 anos e 40 m de profundidade:
A rainha Gisella, que morou em Veszprém:
E finalmente, no fim do castelo, a vista mais linda de Veszprém:
Na igreja de St. Michael, havia acabado de terminar o culto. Demos uma "bizoiada" por dentro da igraja:
Continuamos nossa caminhada...
Passamos nas ruínas de uma igreja romana nos anos 1200, destruída pelos turcos:
Continuamos caminhando por alguns lugares um pouco desertos:
Chegamos neste igreja ou algo parecido, que eu apenas tinha visto de muito longe:
Achamos nosso caminho de volta graças ao GPS e internet do celular!
Vi meu reflexo no espelho no caminho:
Apesar de ter levado frutas e biscoitos na mochila, estávamos famintos e nada estava aberto. No caminho de volta, me lembrei que passaríamos ao lado do McDonald´s, que com certeza estaria aberto! E foi para lá que fomos. Legal que aqui, até um simples almoço vira uma aventura. Tiago quis experimentar o BigMac para ver se era igual. E era...
Eu experimentei esta batatinha frita em forma de espiral:
E um lanche novo chamado Röstiburger, com hamburger, bacon e batata rosti. Bem gostoso!
Na volta para casa passamos por essa igrejinha meio escondida:
Voltamos para casa, descansamos, jantamos e conversamos com meu papy, que contou a saga do natal na família dele ;)
 
Hoje amanheceu um dia lindo! Ensolarado!
Ontem no mercado o Tiago fez questão de comprar este cereal matinal. É tipo um sucrilhos, mas sabor morango. Acho que ele gostou mesmo foi das carinhas na embalagem:
Tiago imitando as carinhas da embalagem:
Outra coisa que o Tiago adorou foi um Ice Tea sabor BlackBerry. Ele gostou tanto que tomou como se fosse mamadeira:
Antes de sair de casa, checamos o termômetro e marcava 26°C fora, quase a mesma temperatura que dentro. Eu avisei o Tiago que estava errado, pois de manhã o sol bata na janela e deveria estar esquentando o sensor de temperatura. Mas ele não me ouviu e deixou pra trás o gorrinho para careca...
Realmente o dia estava lindo e muito frio! Um vento muito forte! A carequinha do Tiago quase congelou como essa poça d'água:
Fomos passear na floresta que tem perto de casa. É uma floresta bem pequena, impossível de se perder. Tem vários pontos de descanso e mirantes para ver a paisagem.
Tiago pensando na vida:
Reparem bem no meio da foto, no abismo:
Com um pouco de zoom, dá para ver que é o Tiago Daniel-san:
Também subimos láááá em cima para ver a vista da cidade:
E muitos degraus depois....
Lá no centro dava para ver o centro da cidade:
Tiago admirando a paisagem:
Voltando para casa, descansamos e mais tarde jantamos! Nossa ceia de natal foi jamon espanhol, queijo polonês e linguiças caseiras húngaras (presente de Judit).
Tiago me mostrou as habilidades culinárias que ele adquiriu na minha ausência:
Depois, conversamos com Princesa e Vanda em Perus, que estão se dando muito bem ;)
E também conversamos com Hannah, Te, Calebe, mamy, batian, Rô e Zê diretamente da Riviera! Estava chovendo e todos estavam em casa:
Foi muito gostoso ler as mensagens que todos escreveram aqui no blog ou no facebook. Obrigada!!! Aproveitem o final de ano ao lado das pessoas que amam, assim como eu e o Tiago estamos fazendo!!! 
 
Primeiro dia do Tiago aqui em Veszprém. Acordei 7h30, mas deixei o Tiago dormir até descansar. Depois de tomar café da manhã, saímos para uma caminhada no friozinho. Estava uma garoinha chata...
Tiago, curiosíssimo, queria ver cada coisinha no supermercado:
Depois, eu pensei que haveria comida do mercado de natal, mas o mercado já havia acabado. Então, como bons paulistas, fomos ao Shopping! Mas já estava tudo fechado...
Caminhamos bastante pela cidade. Estreei a câmera que minha mãe trouxe dos EUA. A função de foto panorâmica é sensacional!! Obrigada mamy! Essa paisagem não era das mais bonitas, mas só para mostrar foto panorâmica:
Com essa super blusa de frio eu fico parecendo o boneco michelin, não fico?
Voltei exausta pra casa de tanto caminhar! O Tiago trouxe do Brasil várias séries que gostamos de assistir juntos. A primeira que começamos a assistir foi a 6a. temporada de Dexter. Assistir 4 episódios sem parar! Muito bom!!!
Depois, uma ceia de natal bem light (salada com atum e ovo)...
Hora de abrir os presentes e ler as mensagens de natal que familiares nos mandaram:
Vários presentes! Mas o melhor de tudo foi sentir o carinho de todos que mandaram lembranças! Obrigada!!!
 
Acordei cedo hoje e peguei o ônibus das 09h45 para Budapeste! Cheguei lá por volta do meio-dia e fui dar uma volta na feira de natal para comprar algumas coisinhas e almoçar.
Depois fui para o aeroporto e fiquei esperando o Tiago. O voo atrasou 20 min:
Fiquei esperando meu carequinha aparecer por aquela portinha:
Será que é esse carequinha?
Será que é esse carequinha?
Será que é esse carequinha?
Será que é esse carequinha?
Ou será que é aquele?
É esse!! É o meu carequinha!!!
Finalmente nos encontramos e pegamos um táxi para a estação de ônibus. Tiago experimento túró, uma das delícias húngaras:
Chegando em Veszprém, de banho tomado, é hora de desfazer as malas:
Receber as encomendas:
e presentes...
Os presentes de natal estão reservados para serem abertos amanhã:
Jantamos uma lasanha com salada. Que fez o Tiago matar saudades do meu "temperinho".
Agora, vou deixar o Tiago descansar um pouco ;)
 
Hoje foi o primeiro dia das minhas férias! Acordei e tive a surpresa de ver tudo branquinho!!!
O inverno chegou de verdade! Comparem as duas fotos: na esquerda, quando eu cheguei, em setembro, ainda tudo cerdinho; a da direita, hoje!
O dia hoje estava lindo! Ensolarado e não muito frio.
Neste dia tão bonito, fiz questão de caminhar até o castelo e ver a vista mais bonita de Veszprém:
Depois da caminhada matinal, fui no mercado da cidade comprar frutas, verduras e ovos para o meu amor! O mercado estava bombando:
No resto dia fui em outros supermercados e de noite preparei uma lasanha para amanhã quando o Tiago chegar, é só colocar no forno. Mas confesso que muito difícil cozinhar uma lasanha aqui sem os utensílios apropriados e sem os ingredientes que estou acostumada. Espero que fique gostosa e que o Tiago fique feliz! Também fiz gingerbread (pão de gengibre) nas forminhas de árvore de natal. Comprei uma cobertura prática que era só colocar o pacote no microondas e derreter. Mas acabei de distraindo conversando com a Sheila no skype e o chocolate ficou com um ligeiro gosto de queimado. Por isso, preferi não colocar cobertura em todos os bolinhos.
O Tiago está a caminho!!!
Tentativa de foto 360° no aeroporto de Cumbica:
Amanhã neste mesmo horário estaremos juntinhos!!!