A primeira coisa que faço todas as manhãs é olhar pela janela para ver se está nevando. Hoje não foi diferente e não estava nevando... Preparei meu café da manhã e de repente recebi uma mensagem no celular. Pensei "quem diabos está me mandando mensagem de texto a essa hora????" Era meu amigo Ernő dizendo: "Bom dia! Olhe pela janela, está nevando!" Olhei e estava nevando muito!! Neve de verdade! Tudo branquinho!!
Hoje foi um dia muito bom. Finalizei o trabalho por este ano e depois teve a festa de natal do departamento. Houve um vídeo com várias fotos e comentários divertidos. Infelizmente não entendi a maioria dos comentários. Kata tentou traduzir os mais engraçados. 
Depois do vídeo divertido, começou a troca de presentes do amigo secreto. Meio xoxo, a pessoa só se levantava e entregava o presente, dava dois beijinhos e desejava feliz natal. Senti falta do amigo secreto no estilo brasileiro em que se descreve ou imita a pessoa, depois abre o presente e ouve-se "ohhhhhhhhhh".
Meu amigo secreto (quem me tirou) foi Bálint, um aluno de doutorado que trabalha com aves. Mas ele não pode ir e quem me entregou o presente foi Ernő. Ganhei uma almofadinha de lavanda (aqui na Hungria eles adoram lavanda), um bombom e um bilhete super simpático para praticar meu húngaro.
Ganhei da Kata cookies caseiros, chamados mézespuszedli, e cseresznye (cerejas)! Kata me contou que no verão tem cereja a rodo aqui e eles não bem o que fazer com tanta cereja e é preciso fazer estas conservas. Como ela sabia que no Brasil a gente só tem cereja no natal e que é bem caro, Kata fez questão de me dar de presente ;)
Depois da troca de presentes, muita comida gostosa! Cada um levou um prato ou bebida. Ninguém me avisou nada, então, não levei nada...
Depois de comer, foi um tal de "Boldog karácsony és boldog újévet" (feliz natal e feliz ano novo) pra lá e pra cá, todos se despedindo, pois a maioria não volta ao trabalho até o ano que vem!

Recebi por e-mail um cartão de natal da Karina, minha amiga chilena. Este é Cristóbal, meu sobrinho internacional. Conheci a Karina em Montevidéu, Uruguai, em um curso de fitoplâncton. Na época, ela estava grávida de apenas 4 meses e dividimos um quarto em um hotel durante as 3 semanas que ficamos lá. Nos demos muito bem e mantemos contato até hoje. Conheci Cristóbal quando ele tinha apenas 2 meses, quando passei por Santigo no caminho de volta da Austrália, em julho deste ano. Agora, Cristóbal está com mais ou menos sete meses. Cada dia mais lindo!!! Cada vez mais tenho vontade de dar priminhos para meus sobrinhos!!!
Amanhã o Tiago sai do Brasil!! Ufa, ainda bem que os aeroportos não entraram em greve, senão eu enfartava...
 
Cansei de esperar a neve de verdade. Mini neve eu já vi, agora quero neve de verdade! Olho a previsão do tempo todos os dias e sempre diz que haverá "tempestade de neve" e nada... Sempre aparece alguém dizendo que em seu vilarejo nevou. Kata e Kati disseram que em seus respectivos vilarejos nevou tanto que estava tudo branquinho de manhã. Géza foi passar o fim de semana em seu vilarejo e não conseguiu voltar segunda-feira por causa da tempestade de neve... 
Cansei de esperar a neve de verdade!! Vou esperar só o meu maridinho que ganho mais!!! Faltam 3 dias!!! 
Hoje eu praticamente encerrei meu trabalho por 2011. Finalizei um artigo e enviei para meu orientador brasileiro ler. Ele me respondeu logo em seguida dizendo que estava bom ;) Então, amanhã faço algumas alterações e envio novamente para ele fazer a leitura final. Amanhã na hora do almoço terá a festa de natal do departamento com direito à amigo secreto e muita comida!
Quinta vou preparar tudo para a chegada do Tiago e sexta é o grande dia!! Vou buscar meu amor em Budapeste!!!!

Só para o post de hoje não ficar sem foto, esse é meu brinquedinho novo:
É um termômetro digital com um sensor que coloco do lado de fora da janela. Assim, marca a temperatura interna e externa! 22°C dentro de casa e -0,3°C fora! Adorei! Agora não preciso mais ficar imaginando que temperatura está fazendo.
 
Um dos maiores problemas na vida de um fitoplanctólogo brasileiro, como eu, é achar a bibliografia para identificar as algas. Sempre soube da existência de uma coleção de livros de taxonomia de microalgas, porém, só tive acesso à algumas cópias. Fiquei pasma quando cheguei aqui e dei de cara com a coleção completa dos livros de taxonomia, e originais! Além disso, os volumes mais usados têm mais de um exemplar.
Como boa brasileira, levei os livros para passear no lojinha do xerox ;) O esquema foi o seguinte: a cada manhã, levava dois livros para xerocar e buscava no fim do dia. Assim, não ficava pesado (literalmente e monetariamente) e se alguém precisasse dos livros, apenas dois estariam faltando.
Espero que tenha um espaço na mala do Tiago para ele já levar as cópias para o Brasil:
Na última semana de trabalho, estava eu muito aplicada trabalhando no meu artigo, quando olho pela janela e vejo que está mini nevando!!! Infelizmente, não tinha ninguém pra ficar feliz comigo, eu estava sozinha na sala e a Gabri não está mais entre nós... ;( Mas claro que enviei um e-mail para ela no mesmo momento para fazer inveja. Mesmo sozinha, vesti meu casaco, gorro e luvas e saí para dar uma volta na mini neve. A neve era tão mini que nem saiu na foto:
A prova da mini neve no meu casaco!!
No meu passeio dei de cara com a estátua mais bizarra de Veszprém: um menino nu agarrando uma cabra pelo pescoço.
No fim do dia, uma corridinha básica na esteira da academia! Muito mais seguro e quente. Tenho que aproveitar, pois a academia fechará quinta e só reabrirá no ano que vem.
Depois, fiz brownies de chocolate na forma de silicone que comprei em uma feira de natal em Budapeste:
Ficaram lindos e gostosos! Dei alguns para Tayo e Maha. Mas eu fiz especialmente para levar amanhã para Petra, a húngara fofíssima que está me ensinando húngaro.
 
Hoje fez um dia lindo aqui em Veszprém!  Acordei com um lindo sol me convidando para uma corridinha matinal. Lá fui eu animadíssima!!
Porém eu não imaginei que o que aguardava seria a corrida mais escorregaria, fria e dolorosa da minha vida. Vou explicar.
1) Escorregadia: havia chovido no dia anterior e formou-se uma fina camada de gelo no asfalto, que ficou mais parecendo com uma pista de patinação:
2) Fria: Não chequei a temperatura na hora da minha corrida, mas mesmo bem agasalhada com blusa, gorro e luva, senti um pouco de frio. 
3) Dolorosa: o ar estava tão frio que quando eu respirava podia sentir meu cérebro congelando...
Apesar disso, corri 5 km básicos, bem devagarzinho para não escorregar e voltei para casa sem levar nenhum tombo!

Apesar de não gostar muito de futebol, sempre acabo me empolgando em grandes campeonatos. Por exemplo, adoro assistir os jogos da copa do mundo. Me empolguei e resolvi assistir à final interclubes Santos X Barcelona. Achei um site que transmitiu o jogo da SporTV.
É claro que uma pipoquinha não podia faltar:
Eu não estava torcendo para nenhum time em particular, só queria um pouco de entretenimento! E isso não faltou, o jogo foi bem bonito (meus conhecimentos de futebol me limitam a fazer comentários mais profundos, sorry...)

Mais tarde falei com o Tiago, que estava no Rio, celebrando antecipadamente o Natal com seus pais e avós, já que no natal ele estará comigo ;)
Seu João, Vó Maria, Luiz Walter e Vanda. Ah, que saudades da gororoba gostosa do meu sogrinho!!!
No fim do dia, fiz uma bela caminhada até o Tesco, o supermercado que fica a cerca de 1h daqui caminhando. Comprei poucas coisas, fui mais pela caminhada e para não ficar em casa entediada... No caminho eu vi uma cena fofíssima. Um cachorrinho deitado em cima de outro maior, curtindo uma soneca ao sol:
Ah, não contei, mas na sexta-feira tive uma aula de húngaro com a Petra, uma húngara que estuda português há três anos. Então, ela fala português muito bem! Além disso, ela fala inglês e francês fluentemente e dá aulas também. Ela preparou uma super aula para mim e adorei ela. Assim, ela me ensina húngaro e ao mesmo tempo, pratica seu português. É bom para ambos os lados! Como a aluna aplicada que sou, passei o resto do meu domingo estudando húngaro! 
 
Acordei hoje por volta das 8h30 e a primeira coisa que fiz foi olhar pela janela. Olhei, ou tentei olhar sem óculos, e não vi nada branco. Muito decepcionada, voltei para a cama e fiquei enrolando para levantar.
Resolvi acordar, liguei o computador e li no facebook uma menina húngaro dizendo "eszik a hó", ou seja, "a neve cai". Olhei melhor pela janela, agora com os óculos, e vi alguns mini floquinhos brancos voando pelo ar, que derretiam antes de cair no chão. Tentei tirar uma foto, mas a neve era tão mini que nem saiu na foto:
Sábado em Veszprém é dia de fazer compras! Fui até o mercado central comprar alguns vegetais fresco e aproveitar a mini neve. Mas a mini neve já tinha acabado e estava um garoa muito chata... E um frio e um vento forte. 
No centro da cidade, fiz compras no mercado central e em uma perfumaria grande que tem lá. De tarde, continuei a peregrinação de compras. Fui até o InterSpar, em uma caminha de cerca de 40 minutos, comprei algumas coisinhas mais. O grande problema é que esses mercados grandes, mais baratos e com maior variedade, são longes e por isso, não posso comprar muita coisa, senão terei que carregar tudo sozinha...

Ah, hoje fui acusada de plágio. O Tiago achou um blog chamado Inês na terra dos magiares. Neste blog, Inês pretendia relatar seus 6 meses na Hungria, mas pelo o que li, há poucos posts (em 2009) e não entendi exatamente de onde ela é e nem o que ela veio fazer na Hungria. Mas pelo linguagem que ela usa, acho que Inês é portuguesa. Apesar da semelhança no título dos nossos blogs, é uma mera coincidência...

Neve?

16/12/2011

1 Comment

 
No começo de dezembro ameaçou nevar e fiquei toda animada, olhando através da janela a todo minuto. Mas até agora, nada de neve. Ultimamente, estava até "calor", temperaturas entre 3 e 7°C. Acabei ficando muito decepcionada com o alarme falso de neve e parei de conferir a previsão do tempo e parei de acreditar nas pessoas quando diziam que iria nevar.
Porém, nos últimos dias vários sinais me fizeram voltar a crer na neve:
1-) ontem, encontrei com Réka, uma húngara que estuda português, e ela me disse que a previsão do tempo dizia que iria nevar este fim de semana;
2-) hoje, cliquei na previsão do tempo, e dizia "neve forte" para esta noite e amanhã;
3-) Judit me enviou uma mensagem por Skype dizendo: 'Paula, preste atenção no céu, a neve está vindo. Não se surpreenda se amanhã você acordar e a cidade estiver toda branca"
4-) hoje tive aula de húngaro com Petra, uma húngara que fala muito bem português, e ela disse o mesmo: que vem neve neste fim de semana!
 
Agora são 15h14 do dia 16/12/2011, sexta-feira! Nesta mesma hora da semana que vem, o Tiago estará aqui comigo!!!! Estou planejando tudo, os possíveis passeios que podemos fazer e as coisas gostosas para comer!!!
 
Sei que já fiz um post só sobre a viagem de Viena, mas faltou contar algo. Os mercados de natal de Viena eram enormes, lindos e cheio de coisas legais para comprar.
O único e principal problema é que é tudo em EURO e é tudo caríssimo!! E comparando os preços com a Hungria, que é tudo baratinho, dá muito dó de gastar minhas notinhas de EURO. Por isso, só comprei uma coisinha, no valor de 5 euros. Foi um bonequinho de neve feito de um material super diferente. É uma lã diferente da lã convencional. Gabriela é obcecada por este material e o chama de "O Material". Incorporando o espírito natalino, apelidei carinhosamente o boneco de neve feito de "o material" de Baby Jesus.
Baby Jesus nos guiando pelas ruas de Viena:
De volta em Veszprém, Baby Jesus está pendurado na minha porta!!
 
Gabriela foi embora. Na verdade, ela vai embora amanhã de manhã, mas hoje ela já foi embora de Veszprém e passará a noite em Budapeste. Como boa amiga que sou, fui com ela para ajudar com as malas e passear pela última vez em Budapeste com minha companheirinha dos últimos três meses.
Chegamos em Budapeste às 12h, levamos as malas para o hotel e fomos para o centro da cidade! Almoçamos no Planet Sushi, um restaurante japonês na Deák Ferenc Tér. Comemos muito bem, com direito à chá verde...
...e missoshiro
Gabri teve que se virar e aprender a usar os palitinhos:
Hmmm, estava muito gostoso! Nagyon finom!
Mas o que eu mais gostei mesmo foi da sobremesa: um sushi com frutas e coco. Uma delícia. Tinha uma outra versão com chocolate. Tiago, se prepare, pois teremos que ir lá experimentar!
Depois de bem alimentadas, passamos a tarde inteira nas feirinhas de natal!
Nossa última foto juntas no mercadinho de natal...
Jantamos e 20h peguei o ônibus de volta para Veszprém. Levei o iPad para me distrair nas 2 hrs de viagem de volta e por incrível que pareça, tinha internet sem fio no ônibus. Fiz algo que não fazia a muito tempo: joguei uma partida 1x1 de Booly on-line.
Também consegui checar meus e-mail e recebi um e-mail fofíssimo de Gerardo e Gabriela, os pais de Gabri.
Com certeza vou sentir muita falta da companhia da Gabri. Vai ser muito estranho acordar amanhã e ir sozinha para a faculdade.
 
Ontem Kati perguntou para Gabriela:
- Gabriela, você virá amanhã?
Gabriela respondeu:
- Sim.
Então, Kati explicou:
- Que bom, pois amanhã faremos um almoço "surpresa" de despedida para você. 
Ainda bem que era surpresa!!

Então, hoje foi o último dia de Gabri no departamento. Na hora do almoço, nos chamaram e a mesa estava posta com vários quitutes:
Judit fez um singelo discurso e deu um presentinho para Gabri:
Judit & Gabri:
Depois, ajudei Gabri com as malas:
Gabriela está super preocupada com o peso das malas. Ela só pode despachar uma mala de 20 kg e carregar um mala de mão de 10 kg. Ela tem até uma balancinha portátil, tipo dessas para pesar peixe. Aqui ela estava pesando um bolinho natalino que ganhou de Kata para ver se iria levar ou não:
Aqui estão todas as coisas que herdei de Gabri:
À noite, fomos ao Petőfi Színház, o principal teatro de Veszprém. Assistimos a peça "Értelem és Érzelem", ou Razão e Sensibilidade em português, de Jane Austin. A peça era em húngaro e por isso, nos preparamos e assistimos o filme antes. Assim foi mais fácil de acompanhar a história, mas mesmo assim a peça foi meio chata. -.-
Em compensação, o teatro fica em um prédio bem bonito, com lustres e decoração bem bonita:
Me senti mal vestida perto de algumas pessoas:
Paula, Ernő & Gabri: