Hoje pela manhã Gabi romena me acompanhou ao InterSpar. Eu fui comprar calças térmicas antes que esfrie ainda mais. Claro que acabei comprando algumas outras coisinhas. Gabi só me acompanhou por causa da caminhada. Na volta encontramos um gatinho muito simpático que mora por aqui:
No fim da tarde, eu e Gabri fomos ao cinema!
Gabri e sua cocona (finalmente uma foto de Gabri com uma bebida que não seja cerveja):
Cinema City no Balaton Plaza, o cinema de Veszprém:
Esperando o filme começar:
Confesso que gostei do filme, tirando o excesso de romance adolescente.
Se você ainda não assistiu o filme e pretende assistir, não leia o resto.
****SPOILER*****

Saí do filme com vontade de cantar: "A Bela morre no final! A Bela morre no final! Quem matou foi o vampiro! Quem matou foi o vampiro!"

Sábado tranquilo em Veszprém é sinônimo de cozinhar! Porém, nosso time é o pior possível:
- Gabriela espanhola: vegetariana
- Gabriela romena: em quaresma, não está comento nenhuma carne nem derivados
- Maha (egípcia): não come carne de porco, nem nada que contenha álcool
- Paula (Brasil-sil-sil): come de tudo

Cardápio:
-Pratos vegetarianos egípcios feitas por Maha
-Guacamole com doritos feito por Gabi romena
-Salada feita por mim e Gabi espanhola
-Fritangas (batata frita e vegetais empanados) feitas por Gabi romena
-Acelga preparada por mim no estilo japonês
Maha nomeou seus pratos para que possamos saber seus nomes em árabe:
Gabi, que morou 7 anos no México, com o seu "autêntico" guacamole. "Autêntico", pois fizemos com os ingredientes que achamos aqui:
Gabri & Gabi:
Maha & eu:
Sobremesa: pudim de creme azedo (delicioso!) com um doce de massa folhada com geléia:
Eu, acabada depois de comer muito e Maha ainda comendo:
Confesso que foi estressante cozinhar na cozinha do Magister, pois não temos muitos utensílios e temos que fazer várias viagens até o quarto para pegar as coisas. Outro fator estressante é lidar com várias personalidades e culturas diferentes. Mas no fim, deu tudo certo e nosso almoço foi bem agradável ;)
Vejam o comentário do meu maridinho:

Parece que o frio chegou para ficar. Estou adorando!
De manhã os carros estão meio congelados:
E algumas plantas e a grama cobertas por uma fina camada de gelo:
Hoje aproveitei que saí da faculdade cedo e fui correr. Acho que essa foi minha última corrida ao ar livre nesse frio. Me equipei com a super calça de corrida que minha irmã emprestou + blusa + gorro + luva. Não senti frio, mas meu nariz não parou de escorrer e quando cheguei em casa, meu corpo estava todo cheio de manchas vermelhas, não sei ao certo porque. Alguma reação ao frio?
Portanto, terei que me contentar com a mini-academia daqui. Quem não tem cão caça com gato.

Depois da minha corridinha básica, Gabri me ligou e disse que estava passando Crepúsculo legendado no cinema! Nunca pensei que ficaria tão feliz com a possibilidade de ver o casamento de Bela&Edward no cinema. Fomos felizes e contentes e... só tinha bilhete na primeira fileira. Para o dia seguinte também estava lotado. Então, compramos ingresso para domingo!

Na volta para casa estava um friozinho refrescante:
Aproveitando o clima gostoso de -1°C somado com uma neblina que dava uma tom gótico à cidade, fomos passear no centro da cidade e no Castelo de Veszprém.
Prefeitura de Veszprém:
Entrada do castelo:
Veszprém estava muito gótica esta noite ;) Linda!
Eu e Gabri congelando em uma auto-foto:

Há algum tempo o pessoal do departamento estava planejando um almoço húngaro para mim e Gabriela. Finalmente o dia chegou! Cozinharam um prato húngaro chamado Lecsó. É tipo um ensopado com cebola, tomate, pimentões e ovo. Nagyon finom! Muito gostoso! De sobremesa também teve um doce com um creme branco, biscoitos champagne e pêssegos. Comi até minha barriga doer. O departamento compareceu em peso ao almoço, inclusive pessoas que eu não tenho muito contato no dia-a-dia. Tirei foto apenas com a primeira leva. Gabriela, Ernő, Andi e Viki:
Veronika, um-aluno-de-doutorado-que-não-me-lembro-o-nome-e-que-me-contou-que-já-namorou-uma-brasileira-japonesa-de-Santos e Gabriela de novo:
Segundo Kata me explicou, esse prato é muito comum no verão, que é a época que tem tomate em abundância. Achei essa receita de Lecsó no youtube. Aqui, ela ensina a fazer com linguiça, mas a que eu comi era só com ovos:
Já estou aqui há 2 meses e também estou começando a socializar fora da universidade. Às vezes a noite, nos reunimos no quarto de alguém para comer. É sempre uma gororoba total, pois cada uma leva uma coisa diferente. Gabriela espanhola e Gabriela romena:
Minha salada de acelga (receita da mamy) e a sopa de Mehe feita com alguma vegetal egípcio que tem uma "baba" como o quiabo:
Neste dia eu também tinha feito um pudim que, modéstia à parte, ficou uma delícia. Mehe, aqui de costas, achou que ficou muito doce:
Depois de todos esses eventos sociais durante o dia, ainda chego no meu quarto a noite e converso com meu amor. Essa é a melhor parte do meu dia ;)

Apesar de ainda ter muitas fotos e histórias do passeio em Budapeste, preciso compartilhar algo muito legal que aconteceu hoje no trabalho. Já choraminguei por aqui que o trabalho estava um pouco empacado, pois precisava fazer algumas análises que eu não manjo muito. Então, estava lendo e trocando e-mails intensamento com outras pessoas que entendem melhor do assunto e se disponibilizaram a me ajudar. Portanto, ultimamente minha vida era só isso:
Ler, rodar análises e interpretar numerinhos....
Esta manhã, terminamos as análises do jeito que fomos capazes e imprimimos todos os resultados para tentar interpretá-los, mesmo não sendo os resultados "esperados":
Na hora do almoço, meio sem querer, encontramos Judit na cozinha, almoçamos e ao final, a chamamos para mostrar nosso avanço no trabalho. Contamos toda a novela, que os resultados não haviam saído conforme o esperado. Ela olhou os dados, pensou um pouco e deu duas sugestões muito simples. Refizemos as análises ajustando para as sugestões de Judit e... funcionou!! Confesso que estou até agora incrédula... Após 5 minutos de conversa, Judit solucionou nosso problema com qual lutamos há 2 semanas. Olha nossa felicidade com o resultado das análises com p < 0,05:
Depois deste lindo dia para o avanço da ciência, queríamos muito comemorar. Chamamos as outras meninas para comemorar no Iris Pub aqui perto, mas ninguém quis se juntar a nós. Taio, Gabri e Gabi fazendo uma reuniãozinha em frente ao quarto 4060:
Mesmo só nós duas, fomos ao Iris Pub, que tem comidas típicas deliciosas e preços ótimos. Gabri com sua tradicional cervejinha:
Eu prefiro um vinho quente:
Batata frita e um prato típico daqui: frutas gratinadas, uma delícia!
Na volta, quase congelamos. Provavelmente, estava algo em torno do 0°C. Vi algo lindo: a grama estava coberta de gotículas de água semi-congeladas, parecendo cristais. Então, quando a luz batia, parecia que a grama estava coberta de glitter. Lindo ;)

Vou postar algumas fotos panorâmicas que tirei de Budapeste.

Vista do Rio Danúbio no meio da Ponte das Correntes:
Eu não sabia, mas Budapeste antes eram duas cidades: Buda e Peste, separadas pero Rio Danúbio. Esta foto é Peste vista de Buda:
Bastião dos pescadores, de onde há uma das vista mais lindas de Peste:
Obuda, a antiga cidade de Buda:
Hungarian National Gallery:
Mátyás Church:
Fotos experimentais:

Dia 14 de novembro meu maninho completou 31 aninhos! Comi um bolinho em sua homenagem!!
Feliz aniversário, Rombi!

Continuando as aventuras em Budapeste, vou contar sobre o apartamento que alugamos, carinhosamente apelidado de "apartamento imperial". Após ver as fotos, ficará fácil de entender.
Hall de entrada do prédio:
Além do prédio ser bem antigo, o apartamento em si tinha mobílias bem antigas, imperiais...
Nossa cozinha imperial:
De manhã, era uma sacrifício para acordar José Luis. Ele não se conformava quando tentávamos o acordar às 8h da manhã no fim de semana!
Nossa café da manhã imperial:
Vista do nosso apê imperial: praça da liberdade.

Esse fim de semana conheci Budapeste apropriadamente! Sexta-feira, após o almoço, Gabri e eu pegamos o ônibus em Veszprém e fomos para Budapeste! Como era sexta, muitos estudantes estavam voltando para suas cidades e o ônibus estava lotado e havia um pouco de trânsito. Fora isso, a viagem foi muio tranquila e 2h20 após, chegamos em Budapeste!
O transporte público em Budapeste é relativamente bom. Mas o que mais me chamou a atenção no metrô, foi a escada rolante: é altíssima e muito rápida. Achei muito perigosa.
Alugamos um apartamento bem no centro da cidade. Muito bem localizado e bem mais barato do que hotel ou hostel. O apartamento tinha um ar "imperial". Gabriela tirou muitas fotos, depois eu pego com ela e posto aqui em um post especial. O prédio onde ficava no apartamento imperial:
Deixamos as coisas no apê e fomos buscar José Luis na estação de trem. José Luis é o amigo de Gabriela que está morando em Viena. Já estava escuro e pude conhecer Budapeste a noite, toda iluminada. Linda!

O parlamento, em uma vista "lateral":
A famosa "ponte das correntes", com o Castelo atrás:
Ponte das correntes:
Hotel Hilton 5 estrelas:
Ponte das correntes e o parlamento à esquerda:
Castelo:
Basílica de São Estevão:
Em uma praça no centro, tinha uma mini-feirinha de natal, com artigos de natal e comida:
Kürtörkalács, meu doce húngaro preferido:
Claro que não resisti e comprei algumas coisinhas na feirinha. Me ative a comprar coisas que estou precisando para o dia-a-dia, como uma pantufinha de pele de carneiro para usar em casa, um aromatizador  de lavanda para meu quarto ficar cheirosinho e uma toalha de mesa.

A maioria deste lugares conheci depois à luz do dia. Mas isso é uma missão para o próximo post!

Ontem revelei para Judit que estou tendo muita dificuldade nas análises estatísticas. Judit me aconselhou a pedir ajuda para Luciane. Luciane tem sido minha conselheira desde o início: ela é uma brasileira do Rio Grande do Sul que passou dois anos aqui em Veszprém trabalhando com Judit. Portanto, antes de vir para cá, Luciane me deu vários conselhos e me preparou psicologicamente para o choque cultural e térmico! Agora, ela virou minha conselheira científica também.
A boa notícia é que conversei ontem com Luciane via skype e ela me deu vários conselhos sobre as análises estatísticas e me senti aliviada, pois vi que estou no caminho certo..
Logo, hoje de manhã, vim animadíssima para a faculdade para aplicar os conselhos de Lu! Rodei as análises e... Ficou horrível!!!
Quando isso acontece, o conselho é: senta e chora!!!! snif snif
Bom, vou-me embora pra Budapest e segunda-feira eu retomo as análises estatísticas...