Vou postar alguns videos curtinhos.

Na feira de advento em Budapeste havia um pequeno palco com algumas apresentações. Aqui, é uma família que toca música folclórica húngara. Reparem no tiozinho da esquerda, meu preferido. A galera se juntou e começou a danças no meio da praça:
Ainda em Budapeste, entramos meio sem querer em um bar que ficava no subterrâneo, onde tocava música folclórica. Para nossa surpresa, nos deparamos com música ao vivo e muitos casais dançando a música folclórica. 
Aqui, crianças dançando a música folclórica, em uma feira aqui em Veszprém:
Aqui em Veszprém tem uma torre, na qual se pode subir e ter uma visão linda da cidade. A cada hora, a torre toca essa música:
 
Vou ser titia mais uma vez! Fiquei sabendo que uma querida amiga no Brasil está grávida! Ela me disse que ainda não contou para todo mundo, então, preciso manter a discrição e não posso revelar quem é :x
Só posso dizer que fiquei tão feliz que até já comprei um presentinho para Luiza: uma bonequinha húngara!
Vou perder a fase do barrigão, pois provavelmente Luiza terá acabado de nascer quando eu voltar para o Brasil. Mas vou poder tirar mais uma foto para minha coleção com bebês alheios ;)
 
Uma das coisas que eu adorei aqui na Hungria foi o "Calendário de Advento". É uma caixa de bombom com 23 janelinhas numeradas de 1 a 23. No dia 01 de dezembro, abre-se a primeira janelinha e dentro tem um bombom. No dia 02 de dezembro, abre-se a segunda janelinha e come o bombom e assim por diante, até o dia 23, véspera da véspera de natal ;)
Vejam o detalhe das janelinhas numeradas. Dá um look no canto inferior esquerdo o número "21" na cara do pobre coitado do bambi.
Além do meu calendário de advento da Milka, adaptei outro calendário de advento para o calendário "À espera do Tiago". Neste calendário, transformei a contagem regressiva para o natal em contagem regressiva para a chegado do Tiago aqui: 
Detalhe do título do calendário "Tiago & Paula":
Detalhe das janelinhas. Reparem na última janelinha que é quando o Tiago chegará!
Estou literalmente contando os dias para a chegada do Tiago!
 
Eu e Gabriela estamos na fase de redação do nosso artigo, ou seja, muito trabalho mental. Voltamos para casa e fizemos uma "gordice". Não fomos na academia e pedimos uma pizza. Aqui no Magister tem um büfé, com pão, pizza, lanche, bebidas e chocolate. É bom cômodo, gostoso e barato, porém fecha nos fins de semana.
Comemos a pizza assistindo um filme:
Assistimos o filme Fehér Tenyér (Palmas Brancas), emprestado pela minha professora de húngaro. Ah, acho que não contei, mas estou tendo aulas particulares de húngaro ;)
É um filme húngaro de 2006 que conta história de um ginasta húngaro que cresceu na Hungria nos anos 80. É uma história muito triste, mas gostei muito. Recomendo! (principalmente para as meninas que gostam de músculos ;p)
Assistir filme comendo pizza fez quase com que eu me sentisse em casa. Eu e o Tiago sempre jantamos assistindo algo. Muitas saudades. Logo logo o Tiago estará aqui! Estou contando os dias. Literalmente ;)
 
Este fim de semana voltei para Budapeste, para o Apê Imperial. 
O time foi eu, Gabriela, José Luis (o amigo espanhol de Gabriela que está morando em Viena) e Helena (namorada de José Luis que está morando na Dinamarca). Chegamos em Budapeste no fim da tarde e logo escureceu. 16h29 e já está escuro:
Faltam 4 semanas para o natal! Budapeste estava linda toda iluminada com luzes e temas natalinos!
 Basílica de St. Instván:
Déak Ferenc Tér, uma das praças principais de Budapeste, onde ocorre uma das maiores feirinhas de natal:
Tinha apresentação de músicas húngaras com pessoas dançando:
E é claro, muitas barraquinhas de comida e artesanatos:
Comprei várias coisinhas para mim e para presentar ;)

Sábado fomos ao mercado da cidade, onde além de vender frutas e verduras, também tem comida e suveniers. Neste fim de semana, estava acontecendo o "Dia do Japão":
O "dia do japão" se resumia a alguns kimonos como decoração:
Algumas bugigangas japonesas a venda:
E sushi:
Sinto muita saudades de comida japonesa e fiquei tentada em comer um temaki. Mas resisti e comi um prato típico húngaro. Um frango empanado com molho e batata. José Luis pediu carne com nhoque húngaro. Tudo muito gostoso e barato!
As meninas ficaram no tradicional Lángos:
Irene, prima de Helena, que está morando na Hungria, nos encontrou para almoçar conosco:
Ficamos felizes com a possibilidade de neve:
Mas só o que vimos foi frio, frio e mais frio!!!
 
A neve ainda não chegou. Mas chegou o "frost". É quando a água congela e fica tudo coberto por gelo. Quanto mais longe da cidade, mais frio e, consequentemente, mais "frost". Hoje fomos com Kata até a cidade dela Nagyvázsony e pudemos ver a linda paisagem branquinha:
Tchau, Kata! Szia, Kata!
Voltando para casa, fizemos um jantar de aniversário mega adiantado para Gabri. Eu tentei fazer um brigadeiro:
Mas meu brigadeiro foi humilhado pelos docinhos de Maha. Além disso, acho que o leite condensado que eu usei não estava muito bom e ficou com gosto de sabão. Foi tudo pro lixo ;(
Amanhã, sexta, vamos novamente para Budapeste!
 
Toda vez que vejo as folhas caídas no chão, penso no meu papy. Me lembro quando morávamos na casa da Vila Madalena e o papy se matava para varrer as folhas que caíam daquela árvore chapéu de sol na garagem. Aqui, agora no outono, todas as árvores estão perdendo suas folhas e as ruas ficam assim:
Sempre tem montinhos de folhas acumuladas pelos cantos. Tenho muita vontade de pular nestes montinhos. Mas seria muita sacanagem com quem varreu. O máximo que pude fazer, foi jogar as folhas para cima como a Xuxa fazia com as cartas dos baixinhos:
Divertidíssimo!!
 
Hoje Kata nos ensinou a fazer Lángos, um prato típico húngaro.
Começamos logo de manhã, às 8hrs, pois a massa precisa de um tempo para crescer.

Ingredientes:
Massa:

- 1/2 litro de leite
- 50 gramas de fermento biológico fresco
- 1 kg de farinha
- 2 colheres de sobremesa de sal
- 350 gramas de kefir ou iogurte natural
- óleo para fritar

Cobertura: 
- Alho
- Sal
- Tejföl (sour cream)
- Queijo
O primeiro passo é preparar o fermento (élesztő):
Para isso, é só amornar o leite no microondas e misturar o élesztő.
Esperar cerca de 10 minutos até o élesztő crescer e formar bolhinhas. 
Em uma vasilha, coloque a farinha e o kefir:
Kefir não é tão comum no Brasil. É um alimento produzido a partir da fermentação do leite por um fungo. Na falta de Kefir, pode-se usar iogurte. A diferença é que no iogurte, quem fermenta o leite é uma bactéria.
Misturar tudo: farinha, kefir, sal, leite e fermento:
Misturar com a batedeira (com as pazinhas especiais para massa) ou com as mãos:
Este é ponto da massa:
Deixe o bebê descansando em um lugar quentinho. Aqui, deixamos em cima do aquecedor:
Mais ou menos 1h depois: Tchanam! Cresceu!
Divida a massa em várias bolinhas, coloque sobre uma forma enfarinhada e deixe crescer:
Após 1h: Tchanam^2!
Esquente o óleo:
Quando o óleo estiver bem quente, abra a massa com as mãos e coloque com cuidado no óleo quente:
Quando estiver dourado, vire:
E está pronto! Kata com seu "uniforme" de fritas Lángos:
Para preparar a cobertura, é só misturar o Tejföl com sal e alho e ralar o queijo. Tá na mesa:
Hmmmmm ficou uma delícia!
Pessoal do departamento veio em peso prestigiar nosso Lángos! Sucesso!
Claro que depois desse almoço, fui na academia no fim do dia ;)
 
Já passou mais de uma semana que fui para Budapeste, mas ainda não postei todas as fotos. Budapeste é uma cidade linda e em um fim de semana não conheci nem metade da cidade. Este fim de semana começa o período de Advento de Natal e junto, as feirinhas de natal. Nesta feirinhas tem muita comida e bebidas típicas e artigos natalinos para comprar. Uma tentação para mim que adoro comidinhas e bugigangas! Este fim de semana, iremos novamente para Budapeste, para ver a feirinha de natal e conhecer mais um pouco a cidade. Por mim, iria para Budapeste todos os fins de semanas!
Budapeste & eu:
Às margens do Rio Danúbio, com o Ponte das Correntes e o Castelo ao fundo:
Vista do Parlamento do meio da Ponte das Correntes:
Parlamento:
Eu tampando toda a vista de Danúbio:
Parlamento de novo:
Café da manhã típico húngaro: Bundás kényer! É uma fatia de pão mergulhada em um ovo batido e frito em óleo quente. Depois, se come com queijo e creme azedo. Mais ou menos uma versão salgada de rabanada.
Agora, Budapeste & Nós 3!
Mátiás Church:
Nós & e o parlamento:
Fugindo do frio:
Cervejinha no mercado da cidade:
Caipirinha no Corcovado Brasil Étterem, um restaurante brasileiro. Apesar da decoração ser bem bonita e o ambiente agradável, era caríssimo. No cardápio, tinha coxinha, risole e mandioca frita, além de feijoada, arroz com feijão, picanha e moqueca de camarão. Ficamos apenas na caipirinha e mandioca frita. Tudo bem que a caipirinha mais parecia suco de limão X(
Vinha quente para espantar o frio:
Apesar do frio, continue sorrindo!
 
Tenho duas novas companheiras: cactos! Já faz duas semanas que as comprei no mercado da cidade e elas ainda estão vivas!
Preciso batizar meu cactos. Pensei em Kata & Kata. 
Sugestões?