No meu último dia em Estambul fomos tomar café da manhã na beira do Estreito de Bósforo. Estava um dia lindo com sol gostoso, mas ventando muito. Apesar disso, a vista era linda.
Café da manhã turco no fim de semana: pão branco, ovos, queijo, frios, mel com creme, tomate, pepino, azeitonas e para beber, chá:
Elif (amiga de Pelin), Erdem, Pelin e eu tomando um cházinho após o café da manhã:
Voltamos para casa e Erdem quis testar minhas habilidades e me mandou preparar um café turco. A diferença do café turco é que o café é moído mais fino que o normal e o café é preparado em uma panelinha especial. E tem todo um ritual para preparar, adoçar e colocar nas xícaras.
O primeiro café está perfeito, com espuma. O segundo mais ou menos e o terceiro, está ruim. Com o tempo, eu aprendo.
Pelin e Erdem foram minhas cobaias. Segundo Erdem, meu café estava muito fraco e muito doce.
_ Eu comprei a penelinha e Erdem me deu café turco de presente. No Brasil eu pratico mais e da próxima dez, Erdem e Pelin experimentarão um café turco perfeito!

Erdem me levou ao aeroporto, pegamos um mega trânsito e cheguei no aeroporto faltando apenas 1 hora para o meu voo. Estava com medo de perder o voo, mas deu tudo certo.
Aqui estou eu de volta em uma Hungria chuvosa, triste e fria.
Minha semana em Estambul foi maravilhosa, conheci lugares incríveis e uma cultura totalmente diferente da minha, que só conhecia de livros e televisão. Essa experiência foi tão boa graças ao Erdem, meu irmão turco, e Pelin, sua esposa. Lembrarei esta viagem com muito carinho e Erdem convidou o restante da família para visitá-lo: Tiago, Te, Ro, mãe e pai. Erdem ainda fala muito bem português e precisa praticar mais! Vamos ajudá-lo!

Depois da comilança de ontem, Pelin acordou mal, com dor de estômago. Por isso, me aventurei por Estambul sozinha. Erdem me deixou no metrô, fiz baldiação no funicular e depois, tram. Cheguei no centro da cidade:
Atravessei os antigos muros da cidade para ir para a cidade antiga:
Parque Sultanahmet:
Fui visitar o Museu Arqueológico de Estambul para conhecer um pouco da história da região:
O museu é enorme e muito bonito:
Vi artefatos antiguíssimos, alguns datando de 2000 anos antes de cristo.
Também havia um museu sobre a arte de pintura turca em louças e azulejos:
Passei a tarde inteira no museu. Depois, fui para Çemberlitas:
Aqui, há este monumento erguido por Constantino para comemorar a transformação de Constantinopla na capital no Império Romano em 330 a.C.
Depois, para relaxar, fui no Çemberlitas Hamami, um dos banhos turcos mais tradicionais de Estambul:
Este banho turco (Hamam) foi construído em 1584 e atualmente é um local muito turístico, portanto, estava lotado de turistas:
O banho turco é bem diferente do banho húngaro. Os banhos húngaros são piscinas termais para relaxar. Os banhor turcos, tem o intuito de limpar o corpo. São locais como saunas, com uma pedra de mármore ao centro.
Deita-se nesta pedra de mármore e mulheres turcas esfregam um toalha áspera para fazer uma esfoliação pelo corpo todo. Depois fazer uma pequena massagem. Claro que foi muito menos glamuroso do que nesta foto. Imagine várias mulheres semi-nuas deitadas na pedra de mármore, num local mega quente, sendo esfregadas por turcas feias e brutas. Mas valeu a experiência e saí de lá limpinha. A mulher que me esfregou depois me mostrou todo o cascão que saiu de mim.
Voltei para casa de metrô na hora do rush. Arte no metrô:
Erdem me mostrou mais itens da culinária turca. Um tipo de esfiha gigante de carne:
E o que eles chamam de pizza turca:
De noite, Erdem me levou para um passeio pelo Bósforo:
A noite estava muito agradável, com uma lua cheia linda, as pontes iluminadas e temperatura agradável =)

Eu, Pelin e Erdem fomos fazer os tradicionais passeios de turistas! Como ontem pegamos muito trânsito, hoje fomos de transporte público: metrô, funicular e tram. O transporte público em Estambul é muito bom, salvo os horários de pico.
Aqui era o hipódromo, onde ocorriam as corridas de cavalo:
Este é um presente dos egípcios aos bizantinos, datado do ano de 390.
A mesquita azul, com 6 minateres. Os minaretes são essas torres altas, que eram constuídos para chamar a população para a reza nos horários de reza. Um tiozinho subia lá em cima e fazia a prece que convoca todos para a prece. Então, quando mais alto o minarete, maior o alcance. Em teoria, cada mesquita precisa de apenas um minarete, mas para ostentar poder e riqueza, o sultão mandou construir 6 minaretes. Atualmente, as preces são transmitidas por alto falante, mas mesmo assim, toda mesquita tem um minarete ao lado:
Entrada a mesquita azul:
Para mim, a mesquita azul me lembra uma nave espacial:
A mesquita azul ainda funciona como uma mesquita e está aberta gratuitamente para visitação. Mas existem regras de visitação: não pode entrar de sapato, nem com a perna de fora, não pode falar alto, nem permanecer na mesquita durante a reza, entre outras regras.
Para se lavar antes da reza:
É preciso tirar os sapatos para entrar, então, o local cheirava um pouco a chulé e carpete molhado:
A mesquita azul é conhecida por esse nome, por causa do azulejos azuis que a revestem:
Vivendo em um país cristão, sei muito pouco sobre o islã e tenho muita curiosidade para saber o que é mito e o que é realidade na religião islâmica. Aqui, Erdem me deu uma lição sobre o islamismo, me explicou a estrutura da mesquita e como funcionava as 5 preces diárias, entre outras coisas:
Nesta área reservada era onde o sultão rezava:
Estava quase na hora da prece. Ao fundo, algumas pessoas já estavam rezando:
Depois, fomos conhecer AyaSofya, originalmente um igreja cristã no século IV, foi transformada em mesquita no Império Otomano:
Tinha muita fila para entrar. Alguns guias se ofereciam na fila, pois se você contratar um guia, pode furar fila. No meio da foto dá para ver um guia de rabinho de cavalo e crachá com o fio amarelo. Ele estava explicando para o casal sobre a história de Ayasofya. Erdem não sabia a história direito e estava ouvindo o guia e me explicando em seguida hahaha
Atualmente Ayasofya não é mais uma mesquita, mas sim, um museu:
Na hora da prece, todos se voltam para este altar, que indica a direção de Meca:
Se você colocar o dedão aqui dentro e conseguir dar uma volta de 360°, seu desejo será realizado:
Pelin tentando:
Minha vez de tentar:
Consegui! Yey, meu desejo vai se realizar!
Ao transformar Ayasofia em mesquita, começaram a remover os mosaicos da igreja cristã. Porém, o sultão falou para não tirar e apenas cobriu.
Terceiro local que visitamos foi a cisterna, construída no século VI, para armazenar água:
A cisterna é imensa, com várias colunas para sustentar:
Uma coluna curiosa, diferente das demais, que ninguém sabe ao certo porque é assim:
Outra curiosidade é que usaram essas cabeças de medusa na estrutura:
Almoçamos em um restaurante no estilo self-service turco. Comi o que Erdem chamou de feijoada turca, mas que não tem nada a ver. É um feijão branco e come-se com arroz e iogurte:
Quarto ponto turístico de hoje foi o Grand Bazzar. O Grand Bazzar foi o primeiro shopping center do mundo e funciona até hoje vendendo coisas típicas turcas, jóias, tapetes... É um labirinto de lojas:
Olhos turcos para todos os cantos:
Coisas para café turco:
Jóias:
Claro que tinha roupas ching-ling:
A região do Grand Bazzar me lembrou muito a região da 25 de março:
Depois fomos no mercado de especiarias:
Frutas secas:
Doces turcos:
Mel turco:
Mais doces e especiarias turcas:
Depois desta peregrinação turísticas, chegamos em casa acabadas. Olha o estado da Pelin:
De noite, Erdem me levou para comer o verdadeiro kebab turco.
Isso aqui é só a entrada: pão, berinjela, salada de tomate, salada verde, queijo turco, iogurte com nozes e bolinho de carne crua:
Além de esfihas turcas:
Kebab! Na Europa, kebab é que conhecemos no Brasil como churasquinho grego. Aquela carne no espeto, que corta-se e faz um sanduba. Mas aqui na Turquia, kebab é um nome genérico para churrasco, então, pode ser de vários tipos, costelinha, espetinho, cordeiro com cebola:
Mãe do Erdem e Pelin:
Eu e Erdem:
Hora da sobremesa:
Um doce que parecia um fio de ovos frito, recheado com queijo. Come-se com pistache moído, nozes, sorvete ou nata:
Tudo muuuuuuito gostoso!!!
Depois de andar muito durante o dia e comer muito durante a noite, capotei na cama!

Hoje fomos conhecer uma das principais atrações de Estambul: Palácio Topkapi. Acabamos acordando tarde, saímos de casa tarde, pegamos um mega trânsito. Chegamos na região de Estambul chamada Sultanahmet, conhecida como "velha Estambul", onde era o antigo centro de Estambul.
De um lado, a Mesquita Azul:
Do outro, Aya Sofia:
Caminhamos até o Palácia Topkapi, com algumas partes em reforma:
O Palácio TopKapi era o palácio onde o sultão morava na época do Império Otomano:
Erdem e Pelin nos jardins do palácio:
Os jardins, lotado de turistas:
Aqui, era uma igreja, que foi transformada em mesquita e hoje é um local para eventos musicais, por causa da ótima acústica:
Entrada do palácio:
O palácio foi transformado em museu, com várias seções. Cada item da lista é uma seção:
Escrituras antigas:
Mapa do Império Otomano. Aqui, Erdem me deu uma lição de história:
Onde está Wally?
Em cada uma das portas, havia uma seção para visitar, como jóias, cozinha, roupas, itens religiosos. Na seção de jóias, tem um dos maiores diamantes do mundo e na seção de itens religiosos, tem o cajado de Moisés e a pegada de Mohamed:
Muita fila para entrar em cada seção:
Esta é a vista de uma das salas do palácio:
Muito ouro:
Aqui é a parte do palácio onde as mulheres do sultão moravam, o Harém:
Azulejos pintados em azul turquesa. O nome turquesa vem de Turquia!
Salinha de estar do Sultão:
Lá em baixo dá para ver o antigo muro que protegia a cidade:
Tulipas no jardim do palácio. Tulipa é originária da Turquia e foram levadas para a Holanda. Os holandeses passaram a exportar a flor e ficaram com todo o mérito.
Suco de romã:
Fomos almoçar em um restaurante típico, existente desde 1930, com uma linda vista para o Mesquita Azul:
Comemos bolinhos de carne com molho apimentado. Muito gostoso!!!
De sobremesa, doce de semolina:
Para completar a experiência turca, fomos a um bar de narguile. O estilo de vida turco consistem em ir a um bar de narguile, beber um chá e jogar gamão.
Erdem pediu para mim um narguile sabor banana com leite, que torna o sabor mais suave e doce.
Eu tentando aprender:
Pelin experimentando:
Depois jogamos gamão, é claro:
Erdem mostrando todas suas habilidades:
Praticamente um turca, com narguile em uma mão e tomando cházinho com a outra:
Na tradição turca, o vencedor da partida de gamão entrega o tabuleiro ao perdedor, que deve carregá-lo debaixo do braço e praticar mais:
O dia de hoje foi ótimo! O Palácio Topkapi é lindo, apesar de estar lotado de turistas. É muito diferente de todos os palácios e castelos que conhecia até então na Europa. O narguile é gostoso, porém, na minha inexperiência, minha pressão caiu e passei mal! haha
Ainda tenho mais 2 dias e meio para completar minha experiência turca!

Erdem foi trabalhar e eu e Pelin fomos passear! O programa de hoje era fazer um passeio de barco pelo Estreito de Bósforo, que liga o Mar de Marmara ao Mar Negro. Pegamos o barco, que estava lotadíssimo:
Então, não conseguimos um lugar muito bom para sentar.
A competição para conseguir um lugar para tirar uma boa foto era altíssima:
Ruínas de um castelo do tempo bizantino:
A ponte que liga o lado europeu ao lado asiático de Estambul:
Casas de veraneio:
"Prove o famoso iogurte com açúcar em pó para aproveitar o Bósforo". Mas segundo Pelin, os turcos não comem este iogurte com açúcar, isso é coisa para turista.
Desembarcamos na parte final do Estreito de Bósforo, onde ele encontra o Mar Negro. Neste local, há a ruínas de um castelo do Império Otomano, que servia para defender, pois tem uma ótima vista do Mar Negro:
Desembarcamos aqui.
Cidade lotada de turistas:
Seguimos caminhando para o topo da colina onde ficava a ruína do castelo:
As placas indicavam a direção correta:
Subindo mais um pouco...
Linda vista pelo caminho (detalhe para a vida boa do cachorro):
Ufa, finalmente chegamos ao topo:
De um lado as ruínas do castelo:
Do outro lado, o Estreito de Bósforo:
O Estreito de Bósforo desaguando no Mar Negro:
Eu:
Pelin:
Depois de aproveitar a vista, paramos para almoçar em um restaurante com uma das vistas mais bonitas que já vi:
Pelin fez o pedido e o gerente perguntou de onde eu era e se Pelin era algum tipo de guia turístico especial. Ela respondeu que sim, na tentativa de conseguir algum desconto! haha
Salada, berinjela, peixe fresco e mariscos. Uma delícia:
Para terminar, café turco:
Pegamos o barco de volta, que nos deixou no centro da cidade:
Caminhamos em busca do metro:
Nesta ponte, os homens ficam o dia inteiro pescando e vendendo o que pescam:
Pegamos uma linha de metro que dizia ser a segunda mais antiga do mundo, após o metro de Londres:
Perto da casa de Erdem e Pelin, às terças-feiras, tem feira, que aqui é chamado da bazar. É como feira de bairro no Brasil, porém além de frutas e verduras, também tem muita roupa e bugiganga:
Folha de uva:
Aqui dona de casa não carrega carrinho. Tem esses homens com cesto na costas que vai seguindo a madame:
Depois, voltamos para casa =)

Ontem a noite estava muito frio e chuvoso e a previsão do tempo dizia que segunda-feira também seria chuvosa. Por isso, fizemos planos indoors, ou seja, iríamos para o shopping. Porém, para nossa surpresa e alegria, hoje o dia amanheceu ensolarado. Por isso, pudemos fazer uma programação ao ar livre e aproveitar melhor o dia. Erdem foi trabalhar e eu e Pelin fomos de metrô até a Praça Takim, que fica bem no centro de Estambul.
No centro da Praça Taksim tem um monumento em homenagem à Atatürk, o turco transformou a Turquia em uma República após a queda do Império Otomano.
Seguimos caminhando pela Istiklal Caddesi, uma das ruas mais importantes de Estambul antigamente. Hoje, concentra muitas lojas de marca, restaurantes, lojas de souvenir. De noite, é o point para balada.
Antigos portões da universidade:
Uma igreja, a Igreja de Santo Antonio:
Muitos carrinhos vendendo um pão tipo pretzel:
Bandeiras da Turquia por todos os cantos:
A romã aqui é suculenta. Eles abrem e espremem como se fosse uma laranja e fazem suco. Uma delícia.
Ao fim da avenida, fica a Torre Galata, um dos pontos mais altos da cidade. Durante o Império Otomano, a torre era utilizada como ponto de observação dos incêndios que eram muito comuns na cidade. Atualmente, é torre mais antiga do mundo, ainda aberta para visitação:
Lá de cima, é possível ter uma visão de 360° de toda Estambul. Uma vista fantástica:
Pausa para um cházinho. Aqui, bebe-se muito chá, principalmente chá preto. São servidos nestes copinhos de vidro tradicionais:
Desfrutamos nosso chá em um local ao pé do Galata Tower:
Já estávamos morrendo de fome e Pelin me levou para comer lanche turca de verdade.
Primeiro comemos Islak Hamburger, que traduzindo, significa "hamburger molhado". É um hamburguinho de carne com um molho de tomate condimentado. Bem gostoso. E bebemos uma bebida a base de iogurte, porém salgado.
O hamburger molhado era pequeno, então pedimos mais coisas. Pelin comeu um kokoreç, um lanche feito com intestino de boi e condimentos. Eu comi um döner, que é um dos muitos tipos de churrasquinho grego, opa, turco, ou kebab. Gostoso. Eu experimentei o lanche de intestino de Pelin e não gostei >.< Deixei no cantinho do prato.
Como se não bastasse tudo o que comemos no almoço, fomos a um outro local comer a sobremesa. Pelin pediu um Sambaba, que é tipo um bolo com calda de caramelo:
E eu pedi Baklava, um doce bem típico turco, com uma massa folhada, pistache e muita calda de caramelo:
De barriga cheia, fomos até o escritório encontrar Erdem, que estava fingindo que trabalhava:
Eles têm uma gata muito gordinha. Ela morava com eles, porém, Pelin passou a ter muita alergia e, por isso, agora a gatinha mora no escritório:
É um gata muito sociável e simpática. Adorei!
Voltamos para casa e jantamos só uma salada depois de ter comido tanto hoje. Coitado do Erdem, ficou passando fome!

Primeira noite na casa de Erden&Pelin e dormi muito bem. O sofá-cama é muito confortável e o edredon bem quentinho, capotei e acordei só no dia seguinte às 10h (ou será que eu que estava muito cansada?). O bairro onde eles moram é muito tranquilo e o prédio muito silencioso. Tomamos café da manhã em casa e saímos. Erdem e Pelin iriam comemorar o noivado de um casal de amigos, em um almo-janta em uma ilha no Mar de Marmara, chamada Ilha do Príncipe:
Apesar do dia nublado e chuvoso, lá fomos nós:
Estambul fica em dois continentes: Europa e Ásia. Erdem mora no lado europeu e as ilhas onde fomos hoje, ficava no lado asiático. Já posso dizer que já estive na Ásia:
Pegamos um barco para chegar até as ilhas.
Na ilha tem muitas casas de veraneio, restaurantes, bares, parques e lugares para caminhar.
Também é proibido carros. O único jeito de circular pela ilha é a pé, de bicicleta ou de charrete. A pé iria demorar anos para chegar no topo onde ficava o restaurante, bicicleta eu não sei andar, então, fomos de charrete:
O restaurante tinha um vista linda para o Mar de Marmara:
Para começar, uma bebida típica. É como se fosse uma pinga com toque de anis.
Para comer, a versão turca das tapas espanholas, chamado "meze". São várias porções para ir comendo enquanto bebe. Pão, salada, queijo, charuto, beringela...
Peixe, feijão com azeite:
Os amigos de Erdem são muito legais, todos falavam muito bem inglês e me fizeram me sentir muito a vontade, mesmo nos momentos em que conversavam em turco.
Recebemos uma visita:
Ai que carinho gostoso:
Depois ainda veio o prato principal, peixe delicioso, fresquíssimo:
E sobremesa, um doce turco:
O tempo estava muito feio, chovendo e ventando e quase ficamos presos na ilha.
Mas pegamos a charrete de volta e conseguimos pegar um barco de volta. Estava muito frio.
Isso é frio ou mulheres muçulmanas que se cobrem com o véu?

Hoje tive que acordar cedíssimo, às 4h30. Por segurança, pedi para o Tiago me ligar à meia-noite (hora do Brasil), que seria 5h da manhã aqui, para ter certeza que eu acordei. E não é que o Tiago me ligou? Meu herói =) Cheguei na rodoviária e ainda estava tudo escuro...
Peguei o ônibus das 5h45 para Budapeste.
Cheguei na rodoviária de Budapeste, peguei o metrô, depois peguei o ônibus para o aeroporto. Chegando lá 2 horas antes do voo, descobri que o voo estava 1 hora atrasado. Além disso, peguei fila para tudo. Primeiro, fila para fazer o check-in. Depois, fila para entrar na área de embarque. Depois, fila para entrar no avião. E chegando em Estambul, fila na imigração.
O voo foi bem turbulento e o serviço da Turkish Airlines não é dos mais "amigáveis". Aproveitei para ler um guia e me preparar para conhecer Estambul:
Apesar dos atrasos, cheguei bem em Estambul e Erdem e Pelin, sua esposa, já estavam me esperando! Foram muito simpáticos e amáveis, me recepcionaram muito bem! Seguimos para a cidade, eles tinham que fazer algumas tarefas pelo caminho e o resultado foi que ficamos 2 horas no trânsito! Morando na Hungria tinha me esquecido o que era isso... Após finalmente chegarmos em casa, tomei um banho e já era de sair para jantar. Fomos jantar na casa da mãe dele.
Erdem & Pelin:
A mãe do Erdem fez muito pratos típicos turcos! Sopa de lentilha, pão recheado, bolinho de carne, purê, um trigo com carne de cordeiro, alcachofra com vegetais, charuto de folha de uva com arroz, frango assado...
Emre (irmão), Erdem, eu, mamy e Pelin:
Provei um pouquinho de cada coisa e fiquei satisfeitíssima!!!
Ficamos relembrando a época que Erdem morou no Brasil e não me lembro de muita coisa. E nem ele! Procuramos algumas fotos e achamos algumas, estávamos todos com cara de criança e magrinhos!

O primeiro dia foi ótimo! Ainda bem que ainda tenho uma semana pela frente!

Pela manhã fui para a faculdade, trabalhei um pouco e a tarde fui com Tayo no Tesco. Tayo é uma nigeriana que mora aqui no Magister. Ela faz mestrado aqui em Veszprém, na área de economia. A universidade tem algum tipo de convênio com universidades da Nigéria, Camarões, Irã, entre outras, para que alunos internacionais façam mestrado aqui. Tayo não sabia o caminho para ir a pé até o Tesco, então fui com ela.
Estava bem friozinho, 8°C, com um vento forte e até chuvisco.
Ficamos um tempão no supermercado. Voltamos para casa já era mais de 17h.
Fiz minhas malas, preparei um lanche para levar amanhã, pois terei que sair bem cedinho de casa e pegar o ônibus das 05h45 para ir para Budapeste. Lá, vou pegar o avião para Estambul, Turquia!
Doze anos atrás, recebemos em nossa casa um intercambista turco, o Erdem. Ele morou conosco por uns 4 meses e depois que ele voltou para Turquia, perdemos contato. Atualmente, com a internet e as redes sociais, nos reencontramos no facebook. Aproveitando que estou a apenas 2 horas de Estambul, me convidei para ir para lá e Erdem aceitou! Então, amanhã, se tudo der certo, estarei em Estambul!

Após meu dia de trabalho na faculdade, fui na casa da Petra estudar húngaro. Fazia um tempão que não nos víamos (desde que viajei para a Espanha) e eu estava morrendo de saudades dela! Chegando lá, fui recepcionada com bolo tipo hatlap, que significa, seis folhas, pois ele tem todas essas camadas de massa e recheio:
Eu & Petra no local de estudo:
Eu tive muita sorte de ter conhecido a Petra. Ela estuda para ser formar como tradutora em inglês e francês. E há 3 anos estuda português e fala muito bem. Além disso, ensina inglês e francês, e agora começou a me ensinar húngaro. É um ótima professora! Além de um amor de pessoa.
Na volta para casa, conheci no elevador um moça de um país do centro da Ásia que não me lembro o nome (Turquistão?) e não me lembro o nome dela. Ela também é ecóloga e faz um estágio como o meu na Eslovênia. Está aqui em Veszprém por apenas 2 dias para um treinamento. Está hospedada no mesmo hotel que eu, no quarto da frente. Mais a noite, ela me convidou para comer algo e fomos até o Irish Pub no centro de Veszprém.
Um figura ela, conversamos bastante e apesar de ela ser de um país que nem consigo me lembrar o nome, temos muito em comum! Inclusive os olhos puxados!