Taiko significa "tambor" em japonês, mas refere-se também à arte da performance com tambores. As performances duram de 5 a 25 minutos e são tipicamente estruturadas em começo-meio-e-fim, ou seja, a apresentação começa lenta e acelera com o passar o tempo para um "grand finale". No Japão feudal, o taiko era usado para motivar as tropas, ajudando a manter o passo da marcha, e para chamar a atenção para os anúncios. 
Yamato é um grupo japonês de taiko moderno, fundado em 1993 por Masa Ogawa, na cidade da Yamato (hoje chamada Nara).  Desde a criação, o grupo já fez milhares de apresentações para mais de um mulhão de pessoas em mais de 20 países na Ásia, Europa e Américas. Dia 20 de fevereiro, Yamato estava aqui em Veszprém. Fui com Ernő, um amigo do departamento, também aluno de doutorado. Infelizmente, não era permitido tirar fotos, mas achei algumas na internet:
Alguns videos:
Tirei apenas algumas fotos, antes e depois da apresentação. Sentamos na última fileira, a mais alta e longe possível, mas pelo menos era de frente para o palco. Era tão longe que era até difícil conseguir distinguir quem era homem e quem era mulher. Mas deu pra ouvir muito bem.
Após o show, fomos dar uma olhada de perto o palco:
Eu e Ernő após o show:
Gostei muito do show e descobri que os húngaros não sabem bater palma. Eles sempre começam a aplaudir e de repente perdem o ritmo e voltam a aplaudir mais rápido e depois mais devagar e depois perdem o ritmo e assim por diante. Achei estranho, mas Ernő me disse que é sempre assim.



Leave a Reply.