Este fim de semana ocorreu o Tojás Fesztival, ou Festival do Ovo, em Siofók, uma cidade na margem sul do Lago Balaton.
Saí de Veszprém antes do almoço, às 10h50, na esperança de ter muita comida gostosa lá. Uma hora de viagem até Siofók, muito tranquila a viagem. Chegando lá, foi muito fácil encontrar o local do Festival do Ovo:
Havia muitas barraquinhas de todos os tipos: comida, bugiganga made in china, artesanato, bijoux, roupa. Ainda bem que não tenho dinheiro, senão iria querer comprar tudo!
Caminhando um pouco, cheguei na praça central e havia uma multidão:
Percebi que tinha uma fila e como paulista adora uma fila, logo entrei nela. No fim da fila, descobri que estavam distribuindo comida! 
Era um prato de ovo (é claro, estávamos no festival do ovo) com molho de paprika, picante do jeito que eu gosto! Vinha também uma fatia de pão.
Chegando em casa, tentei traduzir o que estava escrito nesta placa:
O que eu pude deduzir, é que estavam tentando entrar para o Livro dos Recordes como o maior número de pratos servidos. Mas não era qualquer prato, é o prato preferido de Liszt Ferenc, uma grande músico húngaro.
Por ser o festival do ovo, é claro que tinha ovos decorados, outra tradição húngara. Queria muito um, mas fiquei pensando: como levar para o Brasil sem quebrar???
Comidas gostosas!
Muuuuita carne gordurosa:
Gyros, o churrasquinho grego:
Doces:
Pálinka, a bebida típica da Hungria. É uma aguardente de frutas, pode ser pêssego, pêra, maçã...
Também tinha comida normal, como hot-dog americano:
Eu provei um Lepény, tipo uma panqueca com recheio de tejkrém, cebola roxa e bacon:
Estava muito bom meu lepény. Depois comi aquele doce que não sabia o nome. Mas agora já sei. Se chama kürtoskalács (por isso que ainda não tinha conseguido memorizado o nome...). Kürtoskalács quentinho acabou de se tornar meu doce húngaro preferido!
Outro dia me perguntaram como se come esse canudão. É muito fácil, é só ir arrancando as camadas:
Também houve apresentações musicais. Primeiro, um grupo chamado Four Fathers. É um grupo de quatro caras que cantam à capela. Muito bom!
No fim, para encerrar o festival, teve uma banda meio pop, chamada Fiesta. Acho que eles são mais ou menos famosos aqui, pois tinha bastante gente cantando as músicas.
Eu não conhecia as músicas e estava congelando. Resolvi caminhar e fui ver o entardecer no Lago Balaton. Estava muito frio...
Mas a paisagem fez valer a pena:
Mesmo na maior friaca tinha uns tiozinhos pescando. Na verdade, acho que não está tão frio, pois eu sou a única na rua usando luvas. Mas para mim, agora já está muito frio.
Cheguei em Veszprém parecendo um picolé ;)



Leave a Reply.