A península de Tihany foi formada por uma rocha vulcânica que se estende por 5 km adentro do Lago Balaton. Em 1952 foi nomeada a primeira área de proteção ambiental húngara. Em Tihany existe um Instituto de Limnologia e esta semana está ocorrendo um evento lá, para o qual não fui convidada, pois é tudo em húngaro...
Kata ia para lá hoje a tarde e convidou eu e Gabriela para uma carona, assim, poderíamos conhecer a península. Com nosso mapinha do Balaton, fomos conhecer a península!
Caminhando um pouco, há uma vista espetacular do Lago Balaton:
Lá também tem uma igreja muito antiga:
Lá encontrei a casa dos meus sonhos: Paprikaház, a casa da pimenta! Eles colocam a pimenta pendurada assim para secar e depois moer e usar como tempero.
Caminhamos mais um pouco e chegamos ao Belsö tó, um lago formado em uma cratera vulcânica:
Na beira do lado tem criação de Grey Cattle, ou gado cinza (?).
Falaram que seria fácil ver estes animaiszinhos:
Mas o máximo que vimos foi o buraquinho deles no gramado:
Seguimos caminhando. Nosso destino era o Aranyház, uma formação de geisers:
Para ninguém se perder, o caminho é sinalizado com estas cruzes vermelhas:
Pelo caminho, vimos as cores do outono:
Ao final da trilha, uma das vistas mais bonitas que já vi. À direita, o Lago Balaton. Ao centro, o Lago Belsö com a cidade atrás e à esquerda, a planície: 
Aranyház, um dos geisers:
Encontramos com Kata no Instituto de Limnologia:
Chegamos em Veszprém exaustas e não queríamos saber de cozinhar na cozinha do alojamento. Como os pais de Gabri vêm visitá-la este fim de semana, precisamos conhecer lugares para levá-los. Fomos conhecer uma pizzaria aqui perto! Pizza de presunto, cogumelo e queijo. Comi tudo!!!
Só pra não perder o costume de postar foto de comida ;)



Leave a Reply.