Algumas coisas simples, viram uma missão impossível na Hungria. 
Eu uso lente de contato e uso dois líquidos de limpeza. Para deixar a lente guardada na caixinha, desinfectando, uso aqueles líquidos especiais, tipo Renu, OptiFree, que são bem caros. Para limpar a lente antes de colocar no olho, uso soro fisiológico, que é baratinho. Acho que a maioria das pessoas que usam lente fazem esse esquema. 
Trouxe um frasco de soro fisiológico e outro de OptiFree. Na semana passada passei em uma farmácia e não vi vendendo, nem o soro, nem o OptiFree. Fiquei preocupada, pois meu soro está acabando. Perguntei na faculdade como se chama o líquido e onde comprava. Anotei no caderninho e hoje passei em várias farmácias e em nenhuma delas tinha soro fisiológico nem OptiFree.
Finalmente, passei em uma ótica e lá tinha OptiFree, mas o atendente não tinha idéia do que era "izotóniás", o soro fisiológico. Fiquei preocupada, pois se eu não encontrasse soro fisiológico, eu teria que usar só OptiFree, o que acaba ficando muito caro (e o olho arde).
Estava quase desistindo, voltando para casa e resolvi perguntar em uma farmácia no caminho. Entrei, mostrei meu papelzinho escrito "izotóniás". O atendente fez algumas perguntas e eu, meio sem entender, disse "500 ml" (em húngaro!!!) e ele entendeu!!!!!! Aí, descobri que aqui as pessoas não usam soro fisiológico para limpar a lente e que o soro é feito na hora nas farmácias, sob encomenda.
Foi bem mais barato do que o OptiFree, mas mesmo assim foi bem mais caro do que o soro no Brasil. Aqui, paguei um total de 816 ft, mais ou menos R$ 8,00. No Brasil, 500 ml de soro custa uns 3 reais. Mas vale observar, que tive que pagar pela garrafa e pela tampa, 173 ft, e pela mão de obra, 205 ft. Queria perguntar se da próxima vez eu posso levar a garrafa e, assim, pagar mais barato. Mas o moço não falava inglês, só alemão. Vou pedir pra Gabri ir comigo da próxima vez, pois ela fala alemão.

Hoje passei em uma livraria e comprei um livro muito fofo para crianças húngaras aprenderem português. É cheio de figuras e acho que vai ser bom para aumentar o vocabulário.
Também comprei algumas coisinhas ESSENCIAIS!!! Chocolate, Veet e Sprey cheiroso pro banheiro!!!



Leave a Reply.