Hoje foi o dia de resolver os pepinos. Pelo menos tentar...
Minhas missões de hoje eram:
- tirar a carteirinha de residência permanente
- abrir uma conta no banco
- trocar dinheiro e pagar o alojamento
- comprar um celular
Meu caminho para o departamento:
Picture
Cheguei 8 hrs no departamento e conheci a Andi, a secretária, e Csilla, outra professora. Elas me ajudaram a me informar sobre como tirar a carteirinha de residência permanente. Mais tarde a Judit chegou, conversamos um pouco e depois fomos na imigração. Eles já tinham uma pastinha com meus dados e só tive que preencher alguns papéis, tirar foto e impressões digitais. O documento (tipo um RG) só ficará pronto em 2 semanas. 
Seguimos e fomos para o banco tentar abrir uma conta para mim. O quanto antes eu abrir a conta, antes eu recebo meu dinheiro da bolsa. Porém, para abrir a conta no banco eu preciso do documento da imigração que demora 2 semanas sair... Depois, fomos numa loja de celular, mas para comprar um celular pré-pago também precisa do documento da imigração... Ou seja, tenho que esperar...
Pelo menos consegui trocar dinheiro e paguei o alojamento. Um mês de acomodação garantida.
Como estávamos no centro da cidade, eu e Judit fomos no mercado central e comprei banana e maçã. Outro dia eu volto lá e compro mais coisas.
Mercado da cidade:
Picture
No Brasil, peguei uma gripe e agora estou com uma tosse desgraçada... Acho que a Judit percebeu meu sofrimento, entrou numa farmácia e comprou pastilhas pra mim ;) Muito fofa.
Picture
A tarde, voltei sozinha na imigração para levar alguns documentos que faltavam e o impossível aconteceu: eu me perdi em Veszprém, uma cidade minúscula... haha Peguei uma rua errada sem querer e não sabia mais onde eu estava. Sorte que antes de sair do hotel eu peguei um folder que tinha um mapa da cidade. Como eu não tinha idéia de onde eu estava no mapa, tive que pedir ajuda... Encontrei um senhor... O abordei: 
- "Elnezést" (com licença), nem beszélek magyarul (não falo húngaro)... 
Mostrei o mapa... apontei e perguntei:
- Hol vagyok? (onde estou?)
Se falei certo ou não, sei lá. O que importa é que o cara me entendeu, apontou no mapa onde estávamos e apontou a direção que eu deveria seguir. Minhas aulas de húngaro já valeram a pena!
E como dizia minha mãe: "quem tem boca vai a Roma"...

A cidade é pequena e bonita. É tudo muito perto, dá para fazer tudo a pé.
Lojinhas no centro da cidade:
Picture
Magister, onde moro:
Picture
De noite, consegui falar com o Tiago... Estou mais feliz :)
15/9/2011 05:38:09 am

Tbm fiquei feliz, principalmente em saber que você está bem.
Te amo, se cuida bom 'divertimento'.

Reply
Cla
15/9/2011 09:52:58 am

Que bom que está tudo bem.

Quanto a burocracia para ter documentos, abrir conta, etc.... sei como é! Se não fosse o Brad, as coisas teriam sido infinitamente mais difíceis por aqui.

Fico feliz que a Judith e os outros estejam te tratando tão bem!

Beijos!

Reply
Kari
15/9/2011 10:09:02 am

Paula!! ya estas en Hungría que emoción!!!
Me alegro que las cosas estén resultando bien.
Besos de todos por acá.

Kari

Reply
chris
15/9/2011 11:49:40 am

estarei te acompanhando por aqui, bjs...

Reply



Leave a Reply.