Hoje foi meu último dia livre, pois amanhã às 11h da manhã pego o ônibus para Budapeste e de lá, pego o avião às 17h para o Brasil, com uma paradinha em Munique.
Como despedida, fui almoçar com Tayo (Nigéria) e Maha (Egito). Pegamos um kebab em um restaurante turco que Maha conhecia e fomos comer no parque na beira do riacho, um local super agradável no calorão que anda fazendo. Também ganhei alguns presentinhos de aniversário ;)
Depois da farofa no parque, fomos caminhar pela cidade.
A vista mais linda de Veszprém:
Depois, sentamos em uma sombrinha e ficamos papeando...
Às 16h30 encontrei com Tekla na estação de ônibus. Tekla é outra húngara que estuda português. Fomos para Öskü, a cidade onde outra amiga nossa que estuda português mora, Réka. Desde que a conheci no fim do ano passado, ela vinha me convidando para conhecer sua cidade e seu cachorrinho pug. Que bom que deu certo de eu ir visitá-la, mesmo sendo no meu último dia.
Öskü é uma pequena cidade há 20 km de Veszprém, com apenas 2.300 habitantes.
Chegando em Öskü fomos para casa de Réka e conhecemos Sebastián, ou Sebi, para os íntimos. Muito curioso o nome dele: ele recebeu esse nome, pois sua mãe teve que fazer uma cesariana durante o parto e Sebi era o primeiro filhote. Ao fazer o corte na barriga na mãe de Sebi, o veterinário acabou cortando a cabeça de Sebi e ficou uma cicatriz. Em húngaro, a pronúncia Sebi parece com a palavra cicatriz, daí veio o nome Sebastián. Acho que é mais ou menos isso a história.
A gatinha de Réka teve 3 filhotinhos:
A maior atração de Öskü é a igreja redonda, uma antiga igreja católica construído no centro da cidade e no topo de um morro no século XI.
A vista da cidade:
Réka, fofíssima, levou algumas informações sobre a cidade e sobre a igreja para nos contar:
Réka e Tekla:
Réka, Paula e Tekla:
Nos despedimos de Réka e voltamos para Veszprém. Em Veszprém, me despedi de Tekla. Foi uma ótima tarde que me fez ter certeza que conheci ótimas pessoas aqui na Hungria ;)



Leave a Reply.