Meu tempo na Hungria está acabando, tenho apenas mais duas semanas aqui, por isso tenho que aproveitar, tanto para passear quanto para trabalhar. Passei este fim de semana com Petra. Petra é uma húngara que estuda na Universidade de Veszprém no curso de tradução em francês e inglês. Há três anos, Petra estuda português. Como ela já falava muito bem francês, foi bem mais fácil para ela aprender português e atualmente fala muito bem. Começamos a nos encontrar uma vez por semana, ela me ensinava húngaro e ao mesmo tempo praticava português. Nos demos muito bem e mais do que uma professora, hoje considero Petra uma amiga querida. A cidade natal de Petra é Dorog, onde mora com sua família.
Dorog é um pequena cidade no condado de Komárom-Esztergom, há 38 km a noroeste de Budapeste:
Com cerca de 12.000 habitantes, Dorog é uma cidade calma e tranquila, típico vilarejo húngaro.
Eu e Petra fomos de carro para Dorog na sexta a noite. Estávamos cansadas e foi só o tempo de jantar, conhecer seus pais, tomar pálinka, a pinga húngara. Até abriram um champagne húngaro muito gostoso em minha homenagem =) 
Conversamos uma mistura de inglês, húngaro e português e até que deu certo! 
Comentei que meu doce favorito era Kürtőskalács e no dia seguinte, havia um esperando por mim!
Petra e sua família moram na beira de um lago. Essa é a vista do quarto dela:
E criam várias animais em casa, como ovelha e galinhas:
Passeamos por Dorog. Uma clínica médica bem moderna:
Ruas típicas de cidade pequena:
Conheci o açougue do pai de Petra:
Com a ajuda de Petra pratiquei meu húngaro e conversei com os funcionários do açougue, me apresentei e falei coisas sobre mim:
Petra me levou para passear em um lago muito bonito, estilo Pesque&Pague. Havia várias famílias pescando tranquilamente:
Depois do almoço, comemos panquecas caseiras frescas, aqui na Hungria chamada de palacsinta e só se come com recheio doce:
Nutella ou geléia caseira de damasco. Hmmm:



Leave a Reply.