Faltam exatamente duas semanas para eu voltar par ao Brasil. Agora, tudo tem um gostinho de despedida. Agora eu penso "é a última vez que venho a esse restaurante..." "É a última vez que venho a essa loja..." Até coisas idiotas, como "é a última vez que compro papel higiênico..."

Ontem a noite fui ao Sport, um bar perto de casa, com Géza, sua namorada Fruzsina e Ernő.
Géza estava um pouco doente, então ficou só no chá com limão:
Enquanto Ernő fez uma estranha combinação de sabores: velős pirítós (o pão torrado com tutano de boi mega apimentado), chopp e chocolate quente!!
Também comi um velős pirítós e como provavelmente seria minha última chance, experimentei uma bebida muito popular aqui: cerveja com limão, em húngaro: citromos sör. Géza e Fruzsi ficam super impressionados quando eu pedi para a garçonete em húngaro!! Para mim que não sou muito fã de cerveja, achei gostoso. Cerveja com sabor de frutas é bem popular aqui. Tem com sabor de limão, laranja, cereja, maçã... 
[aquela mesinha para duas pessoas atrás de mim, foi a mesinha que sentei com o Tiago quando fomos neste bar... saudades...]
Hoje no departamento, sem motivo especial, fizeram um prato típico húngaro. Na Hungria é muito comum comer um prato doce como o prato principal da refeição. Pode ser um macarrão com queijo cottage e açúcar, sopa de frutas, frutas no forno, sopa de tomate com açúcar... O prato de hoje foi mákosguba, que é tipo um pudim de pão com semente de papoula. Semente de papoula também é muito popular aqui.
Houve um evento algumas semanas atrás e sobrou muito pão. Mákosguba é o tipo de prato para se fazer com pão amanhecido. Por cima dos pães, coloca-se um molho feito de leite, açúcar, ovos e sementes de papula. Depois é só colocar no forno:
Sorria para a foto! O problema de comer este prato é que as sementes ficam grudadas nos dentes hehe Veja que ninguém sorriu. Viki e Andi:
Judit e Franciska, sua filha. Judit só sorriu porque não estava comendo:
Muito gostoso, mas confesso que foi estranho comer um prato doce como almoço!



Leave a Reply.