Dunaújváros é uma cidade urbana, no condado de Fejér, no centro da Hungria.
A cidade foi estabelecida nas margens do Rio do Danúbio na década de 1950, durante a processo de industrialização vivido pela Hungria durante a época em que era uma República Popular Socialista. Na época, a cidade era chamada de Stálinváros, que significa cidade de Stálin. A cidade foi organizada por volta do macro-complexo industrial Dunaferr, a principal indústria siderúrgica da Hungria naquela altura. Foi a primeira cidade socialista da Hungria e é considerada um modelo, pois é possível ver nas ruas e prédios claramente construídas no modelo socialista.

Dunaújváros não é uma cidade turística e eu nunca pensaria em conhecê-la. Porém, Viki foi convidada para participar como avaliadora em um concurso científico em um colégio local e me convidou para ir com ela. Fomos para lá na sexta a noite e o evento ofereceria hospedagem para nós. Acontece que a hospedagem era no próprio colégio. Todos os colégios na Hungria são do governo e os alunos não precisam pagar nada. Além disso, há dormitórios para os alunos que moram em outras cidade.
Dormimos em um dos quartos de alunos:
O corredor dos dormitórios:
Sofázinho para os alunos relaxarem:
E o banheiro comunitário:
Pela manhã, café da manhã no refeitório da escola: salsicha!!!
Enquanto a Viki se reuniu com os organizadores do evento, eu tive um guia particular. Um aluno muito tímido que falava um inglês mais ou menos me mostrou a escola.
Muito modernas as salas de aula, com computador, projetor, TV, quadro branco interativo e o bom e velho quadro negro:
Corredores da escola:
Os corredores da escola eram repletos com as fotos das turmas já formadas. Segundo Viki, é uma tradição em todas as escolas.
Depois, assisti as apresentações dos alunos da área de biologia, as quais Viki estava avaliando. Alguns alunos tinham projetos muito interessantes, como "Avaliação da poluição sonora na escola", ou "Análise de compostos maléficos para a saúde em vegetais" e outros projetos menos científicos, como essa menina que falou de tratamentos de beleza e fez "propaganda" de um tratamento cosmético a base de ouro.
Depois das apresentações, houve uma city tour e o guia era muito engraçadinho e Viki foi traduzindo para mim.
Esta é a entrada do Dunaferr, a principal indústria da cidade, que produz ferro. A entrada é enorme, com essas coluna que lembram construções gregas. 
O Rio Danúbio:
A indústria ao fundo da cidade:
Após a instalação da Indústria Dunaferr, muitos homens migraram para a cidade. Porém, não haviam mulheres na cidade. Por isso, foram instaladas na cidade fábricas que utilizaram trabalho feminino, com de celulose e alimentos:
A cidade e sua fábrica foi toda projetada. A cidade foi construída levando em consideração o vento, assim, a fábrica foi construída em um local onde o vento não sopraria a fumaça para a cidade. Esta floresta também foi plantada para "purificar o ar".
Prédios residenciais típicos do regime soviéticos:
Museu da cidade, que antigamente era onde ficava a sede do governo soviético. 
Havia uma estátua de Lênin  na frente do prédio. Como já mencionei em post anterior, após a queda do governo soviético, todos os monumentos referentes ao socialismo foram levados para fora cidade, no Memento Parque. O único monumento que não foi levado, foi o de Dunaújváros. A estátua de  Lênin  fica em um depósito e assim, parece que Lênin está preso atrás das grades. Então, eles o mantêm aqui por causa desta "simbologia":
Almoçamos na cantina na escola:
Depois foi a premiação dos melhores alunos e fim da competição!
Adorei conhecer uma cidade construída nos moldes socialistas e também conhecer um pouco do ensino básico na Hungria. Totalmente diferente do Brasil...



Leave a Reply.