Sábado!
Acordei sem despertador, tomei café da manhã, coloquei minha roupinha de verão e fui conhecer a cidade!
Caminhei até o centro histórico, que eles chamam de Vár utca (Rua do Castelo), que começa em uma praça, a Óváros Tér:
Picture
No meio desta praça, tem um monumento:
Picture
Aqui explica o monumento:
Picture
Entenderam?
Caminhando adentro da Vár utca, tem vários prédios antigos, que hoje são museus, capelas e igrejas.

Entrada da Vár utca:
Picture
Dentro da Vár utca:
Picture
Picture
Ao fim da rua, tem a Patak tér, uma praça com estas esculturas e uma vista maravilhosa da cidade:
Picture
Picture
Picture
Caminhei mais um pouco e descobri uma praça muito gostosa para correr. Vou lá amanhã!
Picture
Picture
Pronto! Conheci a parte turística de Veszprém!
Depois disso, aproveitei que estava no centro e passei no supermercado para comprar algumas coisas que no dia-a-dia a gente não dá importância, mas que são essenciais:
Picture
Detergente, esponja, paninho de pia, sabão em pedra, potes de guardar "soborô", caldo knorr e mais papel higiênico (essencial!!!). Reparem que essa marca Budget é minha preferida, pois é a marca que sempre tem o menor preço!
Yey! Pude lavar minha louça! Nunca pensei que iria ficar tão feliz em lavar louça!
Picture
Cozinhei na cozinha comunitária... Foi difícil cozinhar sem os utensílios apropriados.
Fiz um peito de frango picado com cebola, alho, tomate, paprika e cogumelos frescos. Também fiz um arroz temperado empapado. Ficou tudo muito gostoso. E agora tenho potes para guardar as sobras.  Nunca pensei que fosse ficar tão feliz com essas pequenas coisas ;)
Picture
Depois do almoço, bateu uma preguiça e fiquei no quarto vendo filme e conversando com o Tiago ;)
No fim da tarde, Gabriela me chamou para tomarmos um café em algum lugar. Fomos a um Irish Pub. Não teve grandes emoções, pois as garçonetes falavam inglês e o cardápio era em inglês. Comemos umas batatas chips e croquetes de batata.
Picture
Picture
Gabriela adora uma cerveja. Ela anotou algumas frases de sobrevivência essenciais no seu caderninho:
Picture



Na primeira linha, "chá com mel"
Na segunda, "não entendo"
Na terceira, "cerveja preta"
Na quarta, " uma cerveja, por favor"
Na quinta, "oi" ou "tchau" e "obrigada"
Na sexta, "quanto custa isso?"
Na sétima, "não falo húngaro"
...


Para alguns, é essencial aprender a pedir um cerveja!

Foi ótimo meu primeiro sábado aqui. Tenho que aproveitar, pois os dias quentes estão com os dias contados...



Leave a Reply.