Aqui na Hungria não há nada como o carnaval do Brasil. Não é feriado, não é calor, ninguém nem toca no assunto. O mais próximo do carnaval que encontrei foi o Busójárás, um evento em uma cidade do sul da Hungria, chamada Mohács. Busó é o nome destas máscaras:
Portanto, busójárás é o nome do "desfile" com essas máscaras. Além das máscaras, os homens também vestem roupas enormes e felpudas de lã. O búsójárás vai além do desfile de máscaras, é uma festividade que dura 6 dias, de quinta até terça-feira, e inclui dança e música folclórica, competições infantis, artesanato e comida típica.
Existem duas versões para a origem desta tradição.
Mohács fica bem ao sul da Hungria, então, foi a porta de entrada para as tropas do Império Otomano, lá pelo século XVI. Para fugir das tropas otomanas, os croatas que viviam nesta região da Hungria, fugiram para a floresta e lá se esconderam. Uma noite, enquanto os homens estavam sentados e conversando ao redor da fogueira, um homem apareceu do nada e disse: "Não tenham medo, nossas vidas logo voltarão ao normal. Até lá, preparem-se para a batalha, talhem muitas armas e máscaras assustadoras, e esperam até uma noite chuvosa quando o cavaleiro mascarado aparecerá." Depois de dar a mensagem, o homem sumiu na floresta. Os refugiados seguiram as ordens do homem e alguns dias depois, em uma noite chuvosa, o cavaleiro chegou e ordenou que os homens colocassem suas máscaras assustadoras e caminhassem de volta para Mohács, fazendo muito barulho. E assim fizeram. A lenda diz que os turcos ficaram tão assustados com o barulho e as máscaras no meio meio da tempestade que fugiram antes mesmo do amanhecer.
A outra versão é bem mais modesta e menos popular, diz que as máscaras tentavam assustar não os turcos, mas sim, o inverno.
Seja qual for a origem, essa tradição iniciada pela minoria croata, hoje é um emblema da cidade e uma comemoração dos grandes eventos da história da cidade.

Hoje, eu, Viki, Csobi (namorado da Viki) e Kristián (irmão da Viki) fomos para Mohács! A paisagem no caminho estava excepcionalmente branca por causa da neve e o sol batendo deu um soninho e dor de cabeça.
Três horas de viagem e chegamos. A cidade estava lotada, foi difícil achar lugar para estacionar. Logo que chagamos, um policial tentava organizar o trânsito e dava instruções para quem chegava. Segundo Csobi me traduziu, o policial disse algo assim: "Eu mandei ir para a esquerda, m****!!!". Ótima recepção. 
Estacionamos o carro e logo no caminho já encontramos com os busó (homens mascarados) desfilando. Fomos seguindo eles.
Os busó foram até o Rio Danúbio onde, segundo a tradição, eles cruzam o rio com as canoas tradicionais. Porém, por causa dos blocos de gelo que estavam flutuando por causa do frio, eles não puderam atravessar.
Família busó:
Depois de "cruzar o Danúbio", eles seguiram cruzando a cidade.
Busó raider:
Opa, o que é aquela coisa vermelha no bebê?
Também havia pessoas vestidas como turcos:
Encontramos até uma quadrilha de trombadinhas busó:
Na praça central tinha dança e comida:
Gostei muito. Tinha busós para todos os lados, provavelmente moradores da cidade. Busójárás acima de tudo é um evento social, no qual as pessoas da cidade se reúnem e relembram a história da cidade.
As roupas e máscaras me lembraram algo japonês.
Judit
20/2/2012 06:35:25 am

How did it come to your mind to go to Mohacs? I see you enjoyed it. Judit

Reply
Paula
20/2/2012 05:48:41 pm

Hi Judit! My husband search on the internet carnival parties in Hungary and found the Busójárás. And Hubai Kata also told me this party was a nice thing to see! It was a lot a fun! Thanks to Viki that went with me =)

Reply
Te
20/2/2012 08:21:40 am

Parece mais um festival japonês...
Estamos com saudades da titia. Bjs,
Te

Reply
Paula
20/2/2012 05:50:50 pm

Eu tb achei que parecia máscaras japonesas... Pq será??? O que os croatas tem a ver com os japoneses???

Reply
Tiago
21/2/2012 01:42:06 pm

pelo menos nos comentarios cita o seu guia preferido ai na Hungria... hunf!!

Reply
Paula
21/2/2012 05:16:33 pm

Moci, meu guia preferido, obrigada!! se não fosse vc eu não teria ido ;**

Reply



Leave a Reply.