Eu sempre falo das coisas que eu adoro aqui na Hungria. Desta vez, vou falar de uma das coisas que mais odiei aqui na Hungria: o cigarro. Logo que cheguei aqui percebi que os húngaros fumam muito. E o fumo era liberado em ambientes fechados, como bares e restaurantes. Era raro encontrar restaurante com área reservada para não-fumantes. Então, era sempre aquela coisa chata na hora de ir a um restaurante. Sempre tinha pelo menos uma mesa a nossa volta, se não todas, com pessoas fumando. O cabelo e roupa ficavam impregnados com cheiro de cigarro. Horrível.
Para alegria geral da nação, desde 01 de janeiro de 2012, a Hungria tornou-se uma país livre de tabaco.
Isso quer dizer que agora é proibido fumar em locais fechados como bares e restaurantes. Também é proibido fumar em pontos de ônibus e perto de escolas. Mas ainda haverá um período de adaptação de três meses. Nos pontos de ônibus já tem uns adesivos avisando da proibição:
"Donányozni tilos!" - Proibido fumar!
Aqui no Magister era permitido fumar em uma salinha especial. Mas agora até isso é proibido.
O Tiago ficou chocado com o fumacê que era dentro dos restaurantes. Aqui em Veszprém fomos no Sport Pub, um bar/restaurante e lá dentro tinha tanta fumaça de cigarro que quase não dava para ver um palmo na nossa frente (exageraaada!). Fiquei muito feliz, pois hoje voltei ao Sport e o cigarro havia sido proibido! O ambiente ficou muito mais agradável:
Estava rolando jogo de handball pelo campeonato europeu. Primeiro, Espanha X França e depois Hungria X Rússia. Na hora do jogo da Hungria o bar encheu e os marmanjos ficaram gritando e xingando. Foi uma bela aula de húngaro, aprendi vários palavrões :x
Li que o tabaco mata 30.000 pessoas na Hungria por ano, sendo que 2.300 mortes são fumantes passivos (eu!), ou seja, aquelas pessoas que não fumam, mas acabam inalando a fumaça dos fumantes. Além disso, a Hungria é o pais com mais incidência de câncer de pulmão em homens.
Já foi tarde o tabaco na Hungria!



Leave a Reply.